Essa dúvida é bastante frequente e comum entre as pessoas que enxergam a internet como uma grande oportunidade de empreender ou de aumentar o alcance de um negócio físico já existente.
A parte boa disso tudo é que não é preciso escolher entre um ou outro, pois as duas alternativas se complementam, o que amplia a possibilidade de sucesso, crescimento e lucro do seu negócio. Para que você consiga compreender isso e perceber que investir nas duas frentes é uma boa, é preciso que você entenda como cada modelo funciona.
Na loja virtual, também chamada de e-commerce, toda estrutura é montada pelo lojista, que negocia diretamente com cada fornecedor, o que permite que a loja virtual seja montada de acordo com todas as estratégias da empresa.
O lojista precisará escolher uma plataforma de e-commerce, um sistema de ERP integrado, sistemas de segurança, de pagamento, de gerenciamento de estoque, além de pensar em ações de marketing, entre outras coisas, e ele ficará livre para escolher o que for considerado melhor segundo as diretrizes da empresa.
Já o Marketplace é um modelo no qual os grandes varejistas virtuais disponibilizam espaço em suas plataformas para que outros vendedores comercializem seus produtos aproveitando a estrutura que essas grandes lojas virtuais já possuem, sobretudo nos quesitos de segurança, tecnologia, formas de pagamento e atendimento pós-venda. Em troca disso, o vendedor paga uma comissão a cada venda realizada no marketplace.
Com isso definido, podemos entender que a loja virtual tem como foco, além das vendas, a consolidação da marca em questão perante o consumidor, uma vez que por meio dela o consumidor terá uma experiência mais exclusiva, inclusive no pós-venda, enquanto que o marketplace está relacionado à performance, já que o vendedor utiliza a estrutura de marcas já consolidadas no mercado para vender seus produtos.
Caso você não tenha orçamento para aliar as duas frentes ou ache que isso não é interessante para o seu negócio, você pode sim optar por um dos dois de acordo com o perfil da sua empresa.
Por exemplo, caso você não possua muita experiência em vendas diretas ao cliente, o marketplace pode ser mais interessante porque você não precisa de uma loja virtual para vender em um marketplace. A única coisa que você vai precisar é de um bom sistema de ERP para integrar todas as informações do seu negócio.
Porém, se o seu negócio for do ramo de varejo e você queira (ou precise) expandir para o mundo digital, talvez seja mais interessante investir em uma loja virtual, uma vez que você já possui essa experiência de vendas diretas ao consumidor final e pode aproveitar a loja virtual para consolidar a sua marca.
É preciso que você analise o perfil do seu negócio para poder escolher qual das duas alternativas é mais interessante para você e, se você chegar à conclusão de que é possível investir em uma loja virtual e no marketplace ao mesmo tempo, tanto para aumentar o seu alcance quanto para consolidar a sua marca no mercado, invista!
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