Ao criar um e-commerce, nem sempre se escolhe a melhor opção de plataforma logo de primeira. Independentemente do motivo, é muito comum que, conforme o negócio cresça, seja necessário migrar a loja virtual.
Se você acredita que esse momento chegou para seu negócio, não se preocupe, porque muitas lojas eventualmente precisam passar por essa troca. Para garantir que o processo aconteça da maneira mais fluida possível, vale tomar alguns cuidados antes, durante e após ele. Entenda melhor a seguir.
O momento de migrar a loja virtual nem sempre é óbvio, porque as novas exigências de um negócio costumam aparecer lentamente. Então, se ficar claro para todas as pessoas que essa mudança é necessária, provavelmente é sinal de que ela também se tornou urgente.
A necessidade de uma migração de plataforma não significa que você fez uma escolha inicial ruim. Muitos e-commerces passam por essas mudanças devido a um aumento de demanda, que exige um número maior de funcionalidades administrativas, como:
Assim, uma plataforma de e-commerce que servia perfeitamente às necessidades da sua loja no início do projeto pode não ser mais suficiente nos dias atuais. Por isso, ter um acompanhamento detalhado dos processos e das demandas do seu negócio é fundamental para entender o momento de dar um passo adiante.
Fazer uma migração de e-commerce antes da hora pode ser uma preocupação precoce, mas não causa danos irreparáveis. No entanto, fazê-la após o momento ideal pode, sim, trazer problemas ao seu negócio, inclusive nas vendas.
O primeiro passo a tomar antes de fazer a migração de site é entender quais são as falhas da atual plataforma e o que você espera da próxima. Isso pode ser constatado por meio da sua rotina ou, idealmente, de dados.
Vamos supor que, ao fazer uma pesquisa, você descobriu que os clientes da sua loja se sentem inseguros na hora do pagamento, pois são levados à página de um site terceiro. Com isso, uma parte deles desiste da compra, mesmo que seu site e o do seu parceiro sejam seguros.
Isso demonstra que a funcionalidade de checkout transparente no seu e-commerce pode aumentar o número de vendas, o que já é uma novidade para procurar na plataforma seguinte.
Ainda que não haja um problema com as funcionalidades da plataforma anterior, muitas vezes, você só está procurando melhorias, o que é totalmente válido. O importante é tê-las bem definidas para escolher a nova com assertividade.
Sem dúvidas, a migração de site é um momento tenso para todas as pessoas envolvidas. Mesmo com o melhor preparo, é possível que nem tudo saia como foi planejado. Por isso, é essencial ter um time dedicado ao monitoramento do processo, incluindo um especialista em TI.
Também é importante que você tenha toda a sua loja em backup, seja na nuvem, seja em um servidor interno. Assim, caso qualquer problema aconteça, todos os dados até o momento do backup estarão sãos e salvos.
Idealmente, sua loja deve continuar operando normalmente durante o período de transição, mas instabilidades podem acontecer. Por isso, é recomendado escolher o dia e o horário de menor fluxo em seu negócio para fazer a virada.
Antes de bater o martelo e estrear a nova plataforma da loja, certifique-se de que tudo que você precisa está operando corretamente em um ambiente de testes. Isso minimiza a chance de erros passarem despercebidos.
Depois de migrar a loja virtual, não pense que o trabalho acabou. Ainda existem duas tarefas muito importantes: os redirecionamentos e o monitoramento da estabilidade do site.
Os redirecionamentos são essenciais para você informar ao Google que seu site foi de um lugar para outro. Especialmente quando seu site tem que fazer uma migração grande, é preciso deixar alguns links desnecessários para trás.
Por mais que você as apague, essas URLs provavelmente ainda existirão em algum lugar da internet, especialmente para o Google. Ao usar o redirecionamento 301, você indica ao navegador do seu cliente e aos buscadores que aquele link não existe mais e leva a outra página, permanentemente.
Como mencionamos, até os processos de migração mais bem preparados estão sujeitos a instabilidades. Por isso, monitorar sua loja mais de perto, pelo menos durante o primeiro mês após a migração para a nova plataforma, é essencial.
Além disso, utilize ferramentas para buscar falhas, como imagens que dão erro, páginas órfãs, etc. O próprio Google Analytics pode ajudar com muitas dessas inspeções, por isso nunca deixe de configurá-lo junto à sua plataforma de e-commerce.
Migrar a loja virtual não é simples, mas também não precisa ser um problema. Indo para a plataforma de e-commerce da Betalabs, você terá suporte durante todo esse processo. Além disso, há planos diferentes caso você precise expandir seu negócio. Conheça e aproveite!
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