Hoje em dia, existem diversos meios de envio para que empresas encontrem a melhor logística possível para a gestão interna e os clientes. Contudo, com tantas opções disponíveis, a decisão pode se tornar complicada, especialmente porque cada uma oferece vantagens diferentes.
Além disso, é importante considerar a integração das formas de frete com o ERP utilizado por sua loja. Isso pode parecer apenas um detalhe, mas contar com serviços que se complementam vai fazer toda a diferença na organização e no fluxo do seu negócio.
Entenda como essa dinâmica funciona e como você pode otimizar a logística da sua empresa com o conteúdo a seguir! A Betalabs separou informações importantes para você decidir a melhor opção para sua loja.
A entrega de produtos é um passo muito importante para qualquer empresa. Segundo o estudo Retail & E-commerce 2021 da MindMiners, consultoria de Human Analytics, 48% dos consumidores já deixaram de completar uma compra por conta do valor do frete apresentado ao final do processo.
Por isso, buscar meios de envio com qualidade, bom preço e segurança se torna um grande desafio para a logística de empresas. Atualmente, dois formatos principais podem ser utilizados: transportadoras e ECT/Correios.
Pensando nisso, vale notar a diferença entre transportadoras e empresas gestoras de frete. Enquanto as primeiras são responsáveis pela entrega de produtos e toda a logística envolvida, as empresas gestoras têm parcerias que facilitam a pesquisa de frete e a emissão de etiquetas entre transportadoras e Correios.
Além disso, se você tem uma empresa local que faz entregas em uma região limitada, é possível contar com frota própria. Dependendo do tipo de mercadoria e do volume de pedidos enviados, esse serviço deve ser muito bem estruturado, para não trazer prejuízos.
Transportadoras são empresas privadas com transportes próprios e/ou parceiros para realizar entregas. Enquanto a maioria delas têm uma determinada região de cobertura, algumas contam com o serviço de entrega nacional.
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou Correios, é a estatal responsável pelo envio de correspondências em território nacional. Ela oferece uma variedade de tipos de entrega e serviços diferenciados para empresas com CNPJ.
Agora que você já conhece as duas principais formas de entrega para e-commerce, é importante entender qual vale mais a pena para seu negócio. Uma maneira simples de fazer isso é recorrer às gestoras de frete, que buscam as opções de entrega mais baratas em transportadoras e nos Correios.
Ainda assim, muitos negócios preferem ter parcerias diretas com as empresas de entrega ou até limitar quais serão utilizadas no processo logístico. Além de facilitar o controle, é possível concentrar as entregas em marcas em que o negócio já confia.
Se você busca esse tipo de troca, é importante considerar características que podem indicar a qualidade da empresa de envio escolhida. Confira algumas a seguir!
A frota de veículos dos meios de envio é um dos principais indicativos de quão ágeis eles serão. Isso engloba motocicletas, carros, caminhões, locomotivas, contêineres e até aviões que a transportadora possui e serão utilizados no caminho da sua empresa até o cliente.
O prazo de entrega que cada método de envio oferece pode variar de acordo com a distância do seu centro de distribuição até o cliente, mas esse fator também pode ser facilitado pela empresa logística. Então, por mais que a opção mais barata possa ser a mais chamativa, por vezes, ela não será a mais compensatória.
O sistema de segurança de uma empresa de envio é fundamental para evitar perdas e atritos desnecessários. Conhecer os métodos utilizados para evitar roubos e perdas de carga, e os processos de solução caso esses imprevistos aconteçam vai evitar grandes dores de cabeça no futuro.
Uma das grandes preocupações dos clientes é saber onde está a mercadoria que eles adquiriram. Portanto, isso também deve ser um ponto de atenção para lojas. Escolha empresas que informam o caminho detalhado de encomendas — isso pode até aumentar a confiança e diminuir a ansiedade de seus clientes.
Por fim, mas definitivamente não menos importante, vem o preço de utilizar cada serviço. Colocar preços baixos no frete de seus produtos será um grande diferencial para sua empresa, bem como oferecer diferentes opções de preços (para uma entrega mais rápida, por exemplo).
Aqui na Betalabs, você pode utilizar os meios de envio de sua preferência por meio da nossa API de integração aberta. Além disso, temos parceiros gestores de fretes que podem ajudar todo o processo logístico da sua empresa já integrados em nosso sistema. Conheça nossa plataforma de e-commerce e aproveite!
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