Categorias: Empreendedorismo

Manual do Estagiário: Como se posicionar no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é um mar de oportunidades, no entanto é preciso preparar-se para quando a chance aparecer.

Para os novos navegantes que estão prestes a iniciar ou que estão no início dessa jornada, serão abordados aqui pontos cruciais para o start na sua carreira.

Criando o currículo

O currículo profissional é o seu cartão de visita para a empresa, é a partir dele que o recrutador irá tirar as primeiras conclusões a respeito do candidato.

Além de ser um item importantíssimo para a sua colocação no mercado de trabalho devido conter informações fundamentais a respeito do profissional.

A criação de um currículo deve ser feita da forma mais simples e sucinta possível, contendo: endereço, informações pessoais básicas, contatos e informações profissionais relevantes.

A adição de objetivos pessoais ou uma breve autodescrição cabem no currículo mas lembre-se: nada de exageros!

Procurando uma vaga

Ao procurar por uma vaga, são diversos os pontos a serem analisados, afinal a sua carreira profissional está em jogo.

Filtre suas opções de acordo com os seus conhecimentos e perfil, depois analise a remuneração e benefícios.

Outra questão importante a ser estudada ao procurar por uma vaga é avaliar pontos importantes numa empresa como: reputação, plano de carreira, perspectiva de crescimento, além de outros.

Nessa fase é importante ser paciente e aguardar, não tomar nenhuma decisão de forma imediata e analisar as opções.

Esteja pronto!

Conhecimento

O grande problema que as empresas enfrentam nos dias atuais ao contratarem novos colaboradores se encontra no despreparo técnico dos candidatos.

Ao candidatar-se a uma vaga é necessário estar ciente dos pré-requisitos necessários e ter no mínimo uma noção básica dos mesmos.

Então caso não se sinta pronto, estude, especialize-se, leia (muito!).

Confiança

Seja confiante, demonstre firmeza ao conversar com o entrevistador, além de entusiasmo pela oportunidade e possibilidade de adentrar na empresa.

Vestuário

Vista-se de forma neutra, lembre-se: é uma entrevista que poderá dar o pontapé inicial na sua carreira.

Ok, consegui a vaga e agora?

Foi-se o tempo em que o estagiário era o responsável por entregar cafezinho. O estagiário é visto como um profissional em formação.

O objetivo de todo estagiário é um dia ser efetivado, então deve-se estar atento às dicas a seguir.

Qualquer profissional tem prazos a cumprir, seja ele estagiário ou não, então ser atento ao cumprimento de prazos, horários e reuniões garantirão pontos positivos a seu favor.

Estar disponível, acreditar em seu potencial e no dos que estão ao seu redor, lhe tornarão um profissional responsável, positivo e persistente.

O crescimento individual do estagiário é muito importante, aprender a caminhar com as próprias pernas sem precisar do auxílio de outros profissionais mais experientes faz a diferença.

Não tente abraçar o mundo, às vezes por vontade de mostrar serviço ocorre a sobrecarga de tarefas e consequentemente o descumprimento dos prazos ou mal cumprimento da tarefa,

então o melhor caminho é planejar e fazer o máximo dentro do seu limite.

Invista em si mesmo, aproveite as horas vagas para estudar, faça cursos de especialização ou qualquer coisa que acrescente profissionalmente e intelectualmente.

Peça um retorno de avaliação pessoal para seu chefe para saber se está no caminho correto, lembre-se de deixar claro o desejo pela efetivação.

Lembrando sempre que a efetivação não é objetivo final de um estágio, e sim o ganho em experiência e aprendizado a fim de obter parâmetros para uma análise das perspectivas da carreira que escolheu.

Felipe Alcantara, Estagiário de Desenvolvimento Web.
photo credit: Curriculum Vitae via photopin (license)

Posts Recentes

O papel do Marketing de Conteúdo no sucesso de Clubes de Assinaturas

No mundo atual, onde a concorrência é acirrada e a atenção dos consumidores é um…

1 semana atrás

Quais São os Maiores Clubes de Assinatura do Mundo?

Os clubes de assinatura transformaram a forma como consumimos produtos, oferecendo conveniência e personalização que…

2 semanas atrás

Os segredos para criar uma marca forte para o seu e-commerce

No universo do comércio eletrônico, a batalha pela atenção dos consumidores é feroz. Em meio…

2 semanas atrás

12 clubes de assinatura para você fazer parte!

Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…

3 semanas atrás

A importância da recorrência para a estabilidade financeira do seu negócio

Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, garantir a estabilidade financeira de…

3 semanas atrás

Programa de Fidelidade no E-commerce: 8 dicas para implementar com eficiência

Nos dias de hoje, o mercado de e-commerce está mais competitivo do que nunca. Com…

4 semanas atrás