E-commerce

Lojas que aceitam pagamento recorrente: como esse modelo pode ser uma oportunidade?

Se tem uma coisa que as pessoas buscam nos dias de hoje, é comodidade. Com as rotinas cada vez mais corridas, empresas que oferecem praticidade para clientes costumam se destacar no mercado. Podemos ver isso com o crescimento das lojas que aceitam pagamento recorrente.

Esse sistema retira uma preocupação da mente dos clientes, visto que eles não precisam mais se preocupar em pagar manualmente cada transação em uma loja. Entenda como esse sistema funciona e conheça cases de sucesso que o utilizam a seguir!

Pagamento recorrente

O sistema de pagamento recorrente nada mais é que uma maneira de facilitar a compra e a cobrança de produtos regulares. Por exemplo, imagine que, todo mês, você precisa comprar o mesmo remédio na farmácia mais perto de sua casa.

O processo de entrar no site da loja, escolher o produto, inserir seus detalhes, passar as informações de pagamento e, então, concluir a transação se torna redundante depois de um tempo. Isso porque, ao comprar com recorrência, um cliente tem a opção de automatizar todas essas etapas.

Isso acontece nas lojas que aceitam pagamento recorrente: elas permitem que os clientes decidam se haverá a cobrança automática (mensal, semanal ou anual). Assim, de acordo com o intervalo combinado, o serviço continua ativo ou o cliente continua a receber os produtos indicados.

O pagamento recorrente no mercado

Muito provavelmente, você está mais acostumado com o pagamento recorrente do que imagina. Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de sistema, especialmente aquelas que trabalham com serviços. Veja alguns exemplos de sucesso a seguir.

Spotify

Desde 2008 no mercado, o Spotify é um serviço que possibilita o streaming de músicas e podcasts. Apesar de ser uma plataforma gratuita, quase 200 milhões de pessoas ao redor do mundo pagam a versão premium do serviço, a fim de evitar anúncios e ter outros benefícios oferecidos.

Esse pagamento funciona como uma assinatura: o cliente faz o cadastro, escolhe o plano ideal e adiciona as informações de pagamento. Se ele permitir, a partir de então, o Spotify vai cobrar o valor do plano mensalmente, de maneira automática, até que a assinatura seja cancelada.

Noize

A Noize é uma das revistas mais importantes sobre música no Brasil. Em 2014, sete anos após ser fundada, ela trouxe uma verdadeira revolução para o cenário musical: o primeiro clube de assinaturas de vinis de toda a América Latina.

O Noize Record Club oferece kits mensais ou bimestrais que contam com um vinil + uma revista impressa para os assinantes. Assim, ele oferece produtos de alta qualidade para clientes que apreciam a arte e a facilidade do pagamento recorrente.

Grani Amici

A Grani Amici é mais uma das lojas que aceitam pagamento recorrente, oferecendo uma solução simples para cuidar da saúde e do bem-estar dos clientes. Ela desenvolve alimentos para pessoas com intolerâncias e alergias em um serviço de assinatura mensal.

Nele, a marca faz uma curadoria de alimentos sem glúten, sem leite e sem lactose, e a envia mensalmente para os assinantes. Se preferir, o cliente também pode escolher quais itens prefere que sejam enviados na caixa.

Amazon

A gigante Amazon também é um exemplo de e-commerce que utiliza o pagamento recorrente para oferecer serviços. Com o Prime, usuários têm uma série de benefícios, que incluem frete grátis, acesso a streaming de música, séries e filmes, e muito mais.

Dessa maneira, além das vendas on-line, a empresa conta com outra fonte de interesse para os usuários. É uma maneira a mais de atrair novos clientes e fidelizar os já existentes.

Como implementar esse sistema em minha loja?

Diferentemente do que muitos empreendedores pensam, ter um sistema de pagamento recorrente em uma loja não é uma tarefa complicada. O importante é contar com uma plataforma confiável e completa, que ofereça funcionalidades baseadas nessa necessidade.

Dessa maneira, é importante que você se atente às exigências desse tipo de sistema — especialmente as ligadas à automatização, que é a alma de todo o processo. Entenda o que será essencial para o seu negócio em relação a:

  • comissões;
  • eventos e gatilhos;
  • processos de controle;
  • emissão de documentos;
  • automação;
  • design;
  • integração com APIs.

Se você planeja ter apenas o serviço de pagamento recorrente, como um clube de assinaturas, esses vão ser os principais pontos de atenção. Contudo, caso sua loja também ofereça compras avulsas, é importante que você leve em conta essa vertical, bem como a interação de ambas as frentes de vendas.

A Betalabs é a solução que você procura!

Agora que já conhece algumas lojas que aceitam pagamento recorrente, você pode entender um pouco mais sobre a grande oportunidade desse modelo, não é mesmo? Então, é hora de botar a mão na massa!

Aqui na Betalabs, você encontra soluções que podem ser ideais para a administração do seu negócio. Isso inclui pagamentos recorrentes, clubes de assinatura, e-commerces tradicionais e muito mais!

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