Criar um e-commerce envolve muitas etapas, desde a escolha dos produtos ofertados até a criação de uma plataforma digital para estreitar o relacionamento com os clientes. Pensando nisso, ter um layout personalizado para sua loja virtual pode trazer muitos benefícios para a imagem da sua marca e aumentar os resultados.
Muito além de apenas proporcionar um visual atraente, investir na criação de um layout para loja virtual pode tornar o processo de compra mais rápido por parte dos clientes, porque a organização do e-commerce fica ainda mais fluída. Além disso, é um aspecto importante para destacar seu negócio frente à concorrência.
A maioria das empresas que buscam presença digital, por meio da criação de website ou aplicativos para dispositivos móveis, opta pelo desenvolvimento de um design exclusivo para as próprias plataformas. Geralmente, esse layout personalizado é feito sob medida e considera uma série de informações da marca para gerar impacto.
Em relação ao tempo de desenvolvimento, por englobar as necessidades de uma empresa e envolver a integração de uma série de recursos e sistemas, esse trabalho leva mais tempo para ficar pronto. Sendo assim, os custos também variam de acordo com a complexidade do layout.
A etapa de planejamento, ou seja, no pré-desenvolvimento do layout, você alinha todas as informações relacionadas à construção visual da página, como cores, botões, fontes, imagens e todo tipo de elemento gráfico que compõem as páginas.
Para isso, nessa etapa, também ocorre a criação de um protótipo do site ou wireframe, que é um esboço prévio da sua plataforma digital. Ele permite que você identifique o layout de todas as páginas da sua loja virtual, do seu website, do seu blog, do seu aplicativo ou dos seus outros projetos digitais.
Criar um layout de loja virtual customizado é uma forma de impulsionar a presença digital do seu negócio. Isso porque, além de estreitar o relacionamento com os clientes, você se assegura de que a experiência de compra será agradável.
No entanto, uma forma de garantir esses dois aspectos é tentar adaptar ao máximo a plataforma de e-commerce à sua marca. É importante criar um template que seja atrativo e tenha tudo a ver com o usuário. Para isso, vale realizar um estudo de personas para obter mais assertividade sobre seu público-alvo.
Outro aspecto relevante é a navegabilidade fluída tanto pelo website no desktop quanto pelos dispositivos móveis. Muitas pessoas realizam compras pelos celulares, por isso é essencial que sua plataforma esteja aperfeiçoada para esses sistemas.
Principal foco das empresas no momento de comercializar produtos on-line, a experiência do usuário desempenha um papel fundamental. Por isso, a navegação deve ser intuitiva para o consumidor, com elementos visuais fáceis de compreender e aplicados com base em conceitos avançados de design.
Por isso, o fluxo entre as etapas também deve ser uma preocupação constante. Muitos usuários desistem das compras no meio do processo, o que pode gerar um impacto negativo para sua empresa. Com etapas bem definidas e um layout atrativo, você contribui positivamente para a decisão de compra.
Um design centrado nas necessidades do usuário ajuda uma loja virtual a atender as dores e expectativas dele. Por isso, ao aplicar conceitos como os de UI e UX Design, você cria um layout totalmente voltado para uma experiência agradável.
Os menus e botões de uma loja virtual devem ser dispostos de forma clara e objetiva no design, sempre adequados à identidade visual da marca. Além disso, a plataforma deve ser totalmente responsiva, de forma que o consumidor navegue entre as categorias de produtos sem enfrentar nenhum obstáculo.
Para o bom funcionamento de um e-commerce, muitas vezes, torna-se necessária a instalação de plugins e uma série de recursos importantes para tornar a jornada de compra mais fluida e aumentar a conversão.
Alguns processos podem ajudar as empresas a garantir que tudo está correndo como o planejado. Por exemplo, pesquisas internas com o objetivo de coletar informações sobre a navegabilidade da sua plataforma podem dar feedbacks importantes para você compreender as dificuldades que os usuários enfrentam.
Outro recurso indispensável durante o processo de desenvolvimento de um layout personalizado é aplicar um teste de usabilidade. Essa verificação geralmente ocorre antes da implementação do novo design de sua loja virtual e ajuda a identificar os possíveis e principais obstáculos dos usuários ao navegar em sua loja.
Um layout personalizado e adequado às necessidades dos clientes é um ponto-chave para o sucesso da sua loja virtual. Na Betalabs, você tem acesso a uma plataforma de e-commerce com inúmeras opções de personalização e diversas integrações.
Nossa plataforma possui código aberto para customização da sua loja virtual, e você conta com recursos avançados para otimização do design. Conheça nossas soluções para e-commerce e entre em contato conosco para dar início ao seu projeto!
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