Informações Importantes Sobre o Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro é uma projeção de receitas e despesas que tem por finalidade indicar a situação econômica geral de uma empresa. A partir deste planejamento, é possível definir quanto de dinheiro está disponível e, assim, direcionar seu uso.

Sem um Planejamento Financeiro fica muito difícil realizar as projeções, analisar e planejar os investimentos no momento certo, supor custos, controlar recursos que a empresa está gerando e reconhecer as melhores oportunidades para direcionar seu negócio.

O empresário pode encontrar dificuldades para desenvolver seu planejamento, porém se levar em conta alguns conhecimentos fundamentais, pode-se identificar suas metas e modo de atuação. Confira algumas informações necessárias:

Tributos e Impostos

É essencial conhecer quais são os regimes de tributação existentes e quais os impostos que são aplicados a todas as empresas dentro dos regimes: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real e concluir qual de enquadra ao ramo de negócio.

Ponto de Equilíbrio

Trata-se do ponto em que as receitas das rendas está cobrindo os custos e despesas. Compreender este conceito ajuda para formulação dos preços, da margem de contribuição e esclarece para o empreendedor o quanto ele deve vender para começar a gerar lucro no negócio.

Ciclo Operacional

Desenvolva previsões para o ciclo operacional. Com o objetivo de garantir o capital de giro, planeje os gastos em cada etapa dos processos utilizados na companhia: Fabricação, compra, estoque, venda e entrega. Para começar a montar um bom planejamento, é necessário estabelecer um valor de custo para cada etapa com base numa análise realista.
photo credit: Numbers And Finance via photopin (license)

Posts Recentes

Fim da Alumy: qual a melhor plataforma para migrar seu clube de assinaturas agora

Fim da Alumy: Betalabs é a melhor alternativa para seu clube de assinaturas A plataforma…

7 dias atrás

Personalização: o novo básico da experiência digital

O cliente não quer ser mais um O consumidor digital mudou. Ele não quer ser…

3 semanas atrás

Descontos não criam clientes fiéis. Experiência cria.

Promoção atrai. Experiência retém. Descontos são uma ótima ferramenta de aquisição, mas o preço baixo…

4 semanas atrás

O primeiro pedido não é o mais importante

O primeiro pedido é só o começo. No e-commerce, é comum comemorar a primeira venda…

1 mês atrás

Um post não vende. Uma jornada bem estruturada, sim!

Se você acredita que publicar conteúdo sozinho é suficiente para vender, é hora de repensar…

2 meses atrás

Clube do Smi: como unir fé, diversão e aprendizado todos os meses

Educar os filhos com valores cristãos é um desejo presente em muitas famílias, mas nem…

3 meses atrás