Sem um Planejamento Financeiro fica muito difícil realizar as projeções, analisar e planejar os investimentos no momento certo, supor custos, controlar recursos que a empresa está gerando e reconhecer as melhores oportunidades para direcionar seu negócio.
O empresário pode encontrar dificuldades para desenvolver seu planejamento, porém se levar em conta alguns conhecimentos fundamentais, pode-se identificar suas metas e modo de atuação. Confira algumas informações necessárias:
Tributos e Impostos
É essencial conhecer quais são os regimes de tributação existentes e quais os impostos que são aplicados a todas as empresas dentro dos regimes: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real e concluir qual de enquadra ao ramo de negócio.
Ponto de Equilíbrio
Trata-se do ponto em que as receitas das rendas está cobrindo os custos e despesas. Compreender este conceito ajuda para formulação dos preços, da margem de contribuição e esclarece para o empreendedor o quanto ele deve vender para começar a gerar lucro no negócio.
Ciclo Operacional
Desenvolva previsões para o ciclo operacional. Com o objetivo de garantir o capital de giro, planeje os gastos em cada etapa dos processos utilizados na companhia: Fabricação, compra, estoque, venda e entrega. Para começar a montar um bom planejamento, é necessário estabelecer um valor de custo para cada etapa com base numa análise realista.
photo credit: Numbers And Finance via photopin (license)
Se você acredita que publicar conteúdo sozinho é suficiente para vender, é hora de repensar…
Educar os filhos com valores cristãos é um desejo presente em muitas famílias, mas nem…
No mundo empresarial de hoje, a inovação não está apenas nos produtos ou serviços que…
De acordo com uma reportagem publicada pelo Diário do Comércio, o mercado de clubes de…
Como montar um clube do livro (passo a passo completo) Guia prático para lançar um…
Empresas que trabalham com receita recorrente — SaaS, clubes de assinatura, academias, coworkings — sabem…