Logística para comércio eletrônico: o poder da entrega rápida e barata

Uma boa logística é fundamental para qualquer E-commerce: essencial tanto para proteger e entregar os produtos encomendados online como também para cuidar da devolução quando necessária. 

O E-commerce transformou o setor de varejo nas últimas duas décadas. Grandes players enfrentaram reestruturação, ou mesmo falência, em meio à competição feroz de plataformas online emergentes. 

Olhando para o futuro, os prazos de entrega estão cada vez mais curtos, com o número de entregas no mesmo dia ou em 24h em ascensão. O resultado disso é um efeito indireto sobre as expectativas do cliente. 

Os destinatários finais exigem maior flexibilidade, bem como opções de entrega que se encaixem em seus estilos de vida, ao invés dos processos operacionais das empresas de entrega. 

O e-commerce tem que se adaptar

Segundo pesquisa da All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 52% dos consumidores veem as vantagens de frete como fator determinante de compra.

A mudança do perfil do cliente deve remodelar os processos logísticos do seu negócio. Conheça algumas estratégias logísticas escolhidas pela Betalabs para melhorar as vendas do seu E-commerce nesse texto.

Tamanho e peso dos produtos

Qual é a diferença de tamanho e peso de seus SKUs menores e mais leves para seus SKUs maiores e mais pesados?

Essa simples relação tem impacto direto na abordagem que você faz de flexibilidade de entrega que você pode praticar. Sabe o motivo?

Se seus produtos são relativamente uniformes, seguir uma abordagem por item, baseada em regiões, onde o preço de envio varia conforme a localização do seu cliente e não pelo tamanho ou peso do produto, pode funcionar bem.

Esta relação também é ótima para criar promoções, como frete de valor único por pedido, frete por item ou até mesmo frete grátis para compras a partir de um preço determinado.

Para varejistas com tamanhos e pesos variados entre seu cluster de produtos, obter taxas diretamente de uma transportadora como Rodonaves, Correios, Jadlog ou outras é uma maneira de garantir que as taxas que você está oferecendo aos seus clientes sejam as melhores possíveis.

O importante a focar aqui é garantir que seus produtos tenham pesos e dimensões precisos para que a taxa que você recebe de uma transportadora seja a mais precisa possível.

Entrega expressa com o e-commerce

Caracteriza as entregas que o cliente recebe o produto no mesmo dia ou até na mesma hora da compra, que vem ganhando espaço entre os mais ansiosos.

O Rappi, marketplace de utilidades e alimentos, se mostrou atento a essa tendência. Em abril de 2021, anunciou o investimento em 26 Centros de Distribuição com a finalidade de implementar o delivery em 10 minutos. A ferramenta, batizada de Rappi Turbo, vem registrando crescimento semanal de 50%.

Infelizmente, essa maior agilidade na entrega aumenta consideravelmente os custos da operação, o que vai pesar no bolso do cliente ou no subsídio que o E-commerce está disposto a pagar.

Retirada na loja

Não use o artifício de frete grátis para compradores locais. Ao invés disso, promova a retirada na loja. 

Use essa a oportunidade para vender mais produtos ou aumentar a afinidade com a marca enquanto o cliente estiver na loja.

As redes de farmácias Raia e Drogasil estão se destacando nesta modalidade. Segundo dados liberados pelo grupo, 74% das vendas são realizadas nas lojas físicas com suporte de ferramentas de compra online com retirada na loja e entregas disparadas a partir da loja.

A plataforma Betalabs é a plataforma para E-commerce mais completa do mercado. Construa projetos incríveis utilizando nossa suíte completa de funcionalidades. 

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