Receita recorrente é a parte da receita de uma empresa que se repete de forma constante. Diferente do volume de vendas as receitas recorrentes são mais previsíveis e estáveis e podem ser esperadas com certo grau de certeza para períodos futuros
Empresários, investidores e analistas estão sempre atentos as receitas de uma empresa! Justamente por isso essa é sempre a primeira linha em um demonstrativo de resultado (que tecnicamente é chamado de DRE).
Isso porque a primeira linha ajuda a determinar a última (que é o lucro da empresa) uma vez que o resultado de uma empresa é de forma simplificada o resultado de sua receita subtraídos de suas despesas e impostos.
Essas receitas podem ser eventos únicos oriundas de uma nova venda ou receitas recorrentes que como vimos acima são aquelas que se repetem no futuro. Elas são muito importantes pois elevam a confiança no faturamento futuro da empresa.
A receita recorrente pode aparecer de diversas formas e em diversas indústrias (segmentos de negócio). Elas podem aparecer tanto na prestação de serviços quanto venda de produtos!
Se o mercado que você atua hoje ainda não tiver competidores que exploram esse modelo de receita isso pode significar uma grande oportunidade para ser o pioneiro nesse negócio.
Esse é o exemplo mais clássico que inclui sua operadora de celular ou tv a cabo! As empresas fazem contratos de longo prazo com os clientes oferecendo vantagens e desconto em troca de cláusulas que evitem o cancelamento prematuro.
Essas empresas podem quase certamente contar com seu pagamento mensal! Ao menos durante a vigência do contrato.
Aqui novamente estão enquadrados produtos e serviços como o popular Netflix, o Icloud de backup do seu aparelho da apple ou o Spotfy.
Existem muitas empresas inovadoras como clubes de assinatura de produtos crescendo com esse modelo no Brasil. Uma muito relevante e constantemente lembrada é a Wine.As empresas podem contar com a receita desses produtos e serviços até que o cliente opte pelo cancelamento.
O chamado Monthly recurring revenue (receita recorrente mensal) é uma métrica muito importante para negócios baseados em assinatura. Ele pode ser calculado multiplicando o número de assinantes pagantes pela receita média por usuário.
Aqui o clássico exemplos são as lâminas de barbear que você acaba comprando para aproveitar o cabo que já possui ou aquelas cápsulas de Nespresso para utilizar com a sua máquina de café.
Nesse modelo de venda as empresas podem esperar uma certa receita após a venda de um produto oriunda de produtos suplementares.
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