Entenda a performance do webservice dos correios

Cerca de 40% de todo produto físico vendido pela internet é entregue pelos correios. Individualmente, a empresa é a maior transportadora dos negócios online. Existe, no entanto, um calcanhar que Aquiles quando falamos do uso direto do serviço de preços dos correios em tempo real. Esse tópico sempre surgia nos treinamentos e reuniões com nossos clientes. Por muito tempo fomos questionados por “problemas de finalização de pedidos” sem ter “responsabilidade direta” pela inconstância das respostas do webservice dos correios.

Passamos então a monitorar o webservice como monitoramos os nossos serviços e clientes utilizando uma ferramenta que consulta regularmente uma URL e grava os resultados da requisição:

Gráfico com uptime e tempo de resposta dos correios

O gráfico abaixo reflete 24h de monitoramento do webservice dos correios. Nesse período a média do tempo de resposta foi de 6,2 segundos e durante 1%  do tempo o serviço não respondeu.  Para entendermos melhor o impacto do uso direto no checkout, a gente precisa mergulhar de forma mais profunda nesses dados e conflitar essas informações com o que o cliente presenciaria de fato no checkout.

A média do tempo de resposta é de 6,2 segundos e esse número já não é dos melhores. Imagine o seu cliente pedindo as opções de frete e esperando todo esse tempo pra poder escolher entre PAC  e SEDEX. O problema é que quando o serviço funciona bem ele responde em cerca de 1 segundo, ou seja, pra média ficar perto de 6 em muitos momentos pode levar até 20 segundos pro cliente receber as alternativas de frete.

Estamos falando de alguém que já selecionou seus produtos, inseriu seus dados de endereço e está no último passo antes dos dados de pagamento (essa é uma venda quente). Os tais 20 segundos podem levar o cliente a pensar que a conexão caiu ou que  sistema travou e ocasionar a desistência da venda.

Retire do seu fluxo de venda todos os serviços externos não confiáveis. 

No caso do webservice dos correios a versão mais recente da nossa plataforma e-commerce aboliu seu uso, passando a trabalhar apenas com tabelas de frete por peso e faixas de CEP. Existem geradores online gratuitos que podem ser utilizados para criar e atualizar os fretes quando o correio altera as tabelas de preço (utilizando o mesmo webservice)

Esse tipo de solução pode gerar pequenas divergências de preço e prazo, porém o upside quando falamos de uma página de checkout que não trava é muito maior. Existem cases que adotaram a nova solução e tiveram incremento de até 45% na taxa de conversão.

Posts Recentes

Fim da Alumy: qual a melhor plataforma para migrar seu clube de assinaturas agora

Fim da Alumy: Betalabs é a melhor alternativa para seu clube de assinaturas A plataforma…

7 dias atrás

Personalização: o novo básico da experiência digital

O cliente não quer ser mais um O consumidor digital mudou. Ele não quer ser…

3 semanas atrás

Descontos não criam clientes fiéis. Experiência cria.

Promoção atrai. Experiência retém. Descontos são uma ótima ferramenta de aquisição, mas o preço baixo…

4 semanas atrás

O primeiro pedido não é o mais importante

O primeiro pedido é só o começo. No e-commerce, é comum comemorar a primeira venda…

1 mês atrás

Um post não vende. Uma jornada bem estruturada, sim!

Se você acredita que publicar conteúdo sozinho é suficiente para vender, é hora de repensar…

2 meses atrás

Clube do Smi: como unir fé, diversão e aprendizado todos os meses

Educar os filhos com valores cristãos é um desejo presente em muitas famílias, mas nem…

3 meses atrás