Esse modelo de negócio está crescendo cada vez mais com o passar do tempo, e despertando o interesse de empreendedores e consumidores dos mais variados segmentos. O objetivo principal dos clubes de assinatura é tornar uma única compra em uma receita recorrente, o que é extremamente positivo para a empresa e cômodo para o consumidor.
De maneira geral, podemos dividir os clubes de assinatura em dois tipos: os mais práticos e os mais específicos. Os clubes de assinatura mais práticos funcionam quase da mesma maneira que um e-commerce normal e oferecem produtos de rotina sem avaliar mais profundamente o perfil de cada assinante. Esses produtos podem ser cosméticos, produtos para higiene, alimentos, produtos para animais, entre outros artigos.
Já os clubes de assinatura mais específicos, também chamados de curadoria, focam na experiência do cliente, que precisa ser única, então eles analisam muito mais o perfil de cada assinante para enviar produtos direcionados ao gosto daquela pessoa. Os produtos costumam variar e são indicados aos clientes por especialistas em cada área. Como exemplo desse tipo de clube de assinatura, podemos citar os de vinhos, cervejas artesanais e livros.
Sem dúvidas, a comodidade é a maior vantagem que os clubes de assinatura conseguem oferecer aos clientes, independentemente do tipo do clube de assinatura. Todos eles funcionam da mesma forma: o consumidor recebe periodicamente os produtos em casa, sem precisar se preocupar em precisar sair para comprar aqueles itens e nem precisar efetuar o pagamento no site quando quiser novamente. Com a assinatura, esse pagamento é automático e o cliente só precisa escolher a periodicidade da entrega (semanal, quinzenal, mensal).
No caso dos clubes de assinatura mais específicos, podemos citar mais uma vantagem: a satisfação do consumidor. Como a empresa consegue mapear os perfis dos clientes, ela é capaz de oferecer produtos totalmente direcionados para aquele consumidor em questão, pois ela tem conhecimento das preferências e gostos do assinante. Assim, é possível enviar produtos que vão agradar o cliente e vão manter a satisfação dele com a assinatura sempre positiva, motivando-o a permanecer assinando.
A exclusividade é outra vantagem que os clubes de assinatura são capazes de oferecer ao consumidor. Itens em pré-lançamento, produtos únicos, conteúdos exclusivos com dicas úteis sobre o produto enviado e outras coisas que agreguem valor ao que está sendo entregue. Desse modo, o cliente fica por dentro das novidades sobre o que ele consome e recebe esses produtos antes das outras pessoas que não são assinantes.
Por último, podemos mencionar a vantagem dos preços. Como o assinante gerará uma receita recorrente para o seu negócio, a possibilidade de fazer promoções, ofertas e descontos nas assinaturas é muito maior e passa a ser um atrativo para novos assinantes se inscreverem, além de ser um diferencial para manter os seus assinantes atuais. Com isso, o cliente conta com a praticidade de receber os produtos referentes ao plano escolhido por preços mais baixos do que se fosse realizar essa compra de maneira avulsa.
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