Otimizar imagens dos seus produtos é uma estratégia essencial quando o objetivo é fazer com que a sua loja conquiste um bom posicionamento. Ainda assim, grande parte dos e-commerces atuais negligenciam esse passo.
Fotos possuem um alto poder de gerar tráfego, principalmente a partir de pesquisas feitas em motores de busca como o Google Imagens. Com o Google Analytics, é possível visualizar um relatório de vendas da sua loja baseado nas visitas que originaram da busca de imagens e compará-lo com o número de vendas baseado na busca orgânica excluindo os resultados de imagens.
Portanto, se seu objetivo for aumentar a quantidade de acessos em sua loja com a possibilidade de gerar mais conversão, a otimização das imagens pode ajudar! Abaixo, veja algumas dicas de como dar mais visibilidade aos seus produtos ao otimizar suas imagens.
O algoritmo do Google considera diversos fatores para exibir os resultados nas primeiras posições do Google Imagens, entre eles:
Jamais deixe-o vazio! O texto alternativo (ou alt tag) diz respeito a uma descrição alternativa sobre a imagem. Quando a imagem não pode ser visualizada, pelo motivo que seja, esse atributo descreve seu conteúdo para o usuário. O Google também usa essa descrição para identificar a relação da imagem com a página e o conteúdo onde foi incluída.
Além disso, alt tags são acessíveis. Com elas, os programas de navegação para deficientes visuais consegue informar os usuários sobre do que se trata a imagem.
Procure colocar o nome do produto ou uma descrição sobre a imagem com palavras-chave que possam ter bastante busca.
Busque sempre criar nomes de arquivo que contenham palavras-chave que sejam o mais descritivas possível. Por exemplo, se o seu e-commerce vende roupas, use: calça-jeans-marca.jpg. Evite ao máximo usar aqueles nomes padrão que as câmeras colocam automaticamente, como DSC0532.jpg.
O tamanho das imagens interferem muito no tempo de carregamento de uma página. Quanto mais rápido um site for para carregar, a página é indexada com maior facilidade, além de proporcionar uma melhor experiência para o usuário.
Fatores como o tipo de arquivo e o aplicativo utilizado para tratar a imagem são importantes para reduzir ao máximo o tamanho da sua imagem, claro, sem perda de qualidade. Existem várias ferramentas capazes de comprimir imagens mantendo a qualidade.
Adicionar suas imagens a seu sitemap XML ajuda o Google a indexar suas imagens, portanto, assegure-se de fazer isso para melhorar o SEO das fotos, gráficos e outros tipos de conteúdos visuais da sua página.
Como no caso do sitemap, o de imagem serve para fornecer informações adicionais ao Google quando ele rastreia uma página. Você pode adicioná-las a um sitemap existente ou a um arquivo separado.
No universo dos negócios baseados em assinaturas, a fidelização de clientes é uma peça-chave para…
Com a crescente demanda pelo mercado digital, é essencial que as empresas escolham a melhor…
Os modelos de assinatura têm sido um grande sucesso no B2C, mas o que muitos…
Os clubes de benefícios se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos, conquistando clientes por…
Um Guia para Novos Empreendedores Começar a jornada na venda recorrente pode parecer desafiador, mas…
A inteligência artificial (IA) está se tornando um aliado indispensável para empreendedores que buscam impulsionar…