O Dia das Mães é uma das datas mais especiais do ano, pois é quando temos a oportunidade perfeita de prestigiar nossas mães, avós, esposas e todas as outras mães que são importantes em nossas vidas.
Devido a esse grande apelo emocional, é uma das datas comemorativas com maior faturamento no e-commerce. De acordo com o E-bit, o faturamento do Dia das Mães no comércio eletrônico foi de R$ 1,62 bilhão em 2016, com um crescimento nominal de 8% em relação ao ano anterior.
Este ano, a data acontece no dia 14 de maio. Se a sua loja ainda não está preparada, confira uma lista de dicas que elaboramos para você!
O layout é a parte visível do seu site, é como se fosse a sua “fachada”. Você pode decorar ele com tons de rosa e vermelho, botões call-to-action atraentes, imagens especiais, modais (pop-ups) comemorativos e banners. Atente-se apenas para que a usabilidade de seu site não seja prejudicada e sua página não fique visualmente poluída, podendo atrapalhar o usuário.
Muitos clientes podem chegar à sua loja não sabendo exatamente qual presente comprar, o que atrapalha um pouco a jornada até o checkout. Facilite a vida desses clientes criando uma categoria de produtos para a data, selecionando todos os seus itens que atendam ao público feminino e destacando aqueles que seriam ideais para a ocasião.
Kits são excelentes soluções para aqueles que não querem deixar de presentear alguém, mas não têm tempo ou disponibilidade para procurar. Além de ser uma mão na roda para o consumidor, eles ajudam a aumentar o ticket médio do seu e-commerce e são úteis para dar aquele empurrãozinho na venda daqueles itens que não estão tendo tanta saída.
Consumidores adoram descontos! Sendo assim, promoções são indispensáveis em datas como essa, principalmente quando elas estimulam o consumidor a colocar mais de um produto no carrinho. Considere os produtos da categoria que podem entrar em promoção sem apresentar riscos ao seu faturamento e aposte em cupons de desconto exclusivos para a data. Veja mais dicas de como criar cupons de desconto de forma inteligente clicando aqui.
Muitos dos produtos comprados na categoria Dia das Mães serão dados como presente, então oferecer a seus clientes a opção de levar embalagens de presente bonitas junto com esses produtos é um diferencial frente à sua concorrência e pode ser vantajoso para você. Por exemplo, você também pode fazer com que a embalagem seja grátis para compras a partir de determinado valor, estimulando assim o aumento do ticket de compra.
Quando se trata de presentes, o prazo de entrega é uma das coisas que mais preocupa quem opta por fazer a compra pela internet. Portanto, analise se é possível oferecer entrega expressa nesse período. Se os os seus produtos permitirem, as opções de entrega mais rápidas costumam ser por motofrete. O Sedex10 oferecido pelos Correios também são uma boa opção. Além disso, ofereça um serviço de rastreamento da encomenda para que o cliente possa acompanhar o pedido.
Estimando que seu site receberá um volume muito maior de acessos durante esse período, certifique-se de que seus servidores darão conta e, caso seja necessário, faça ajustes para garantir que seu negócio não falhe nesse quesito.
Hoje em dia, as redes sociais são ferramentas poderosíssimas em termos de divulgação. Campanhas criativas podem viralizar facilmente e aumentar o alcance da sua loja, promovendo sua marca e atraindo novos públicos. Você pode, por exemplo, criar imagens divertidas para serem compartilhadas, ou ainda fazer uma campanha para que seus clientes postem fotos com suas mães com alguma #hashtag criativa.
E-mails também são grandes ferramentas para promover campanhas de marketing em datas comemorativas. Não deixe de enviar à sua base e-mails com os produtos que são tendência para o Dia das Mães, os mais populares e aqueles que estão com descontos especiais. Não se esqueça de destacar o link para a sua categoria de produtos voltados para a data e, se quiser, você pode também criar um e-mail divulgando o cupom de desconto que você criou!
Mãe é sentimento puro! O consumidor sentirá a diferença se a sua loja tratá-las com carinho e capricho. Portanto, além de todas essas dicas, faça bom proveito do teor emocional que a data pede.
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