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Descrição dos produtos: como deixá-las mais atraentes para converter mais

No e-commerce, não há muito espaço para convencer o cliente, é preciso ser breve e relevante. Ao contrário das lojas físicas, não existe um vendedor para argumentar a favor do produto, desse modo, é necessário que seu site passe confiança para que o cliente em potencial não hesite à respeito de estar fazendo um bom negócio, através da descrição dos produtos.

A descrição dos produtos é uma das coisas “simples” que podemos alterar para ajudar as conversões a aumentarem, mas antes de falarmos das descrições, vamos “arrumar a casa” para receber as visitas.

Já tentou entrar em um site que não era responsivo e teve que utilizar o site em modelo desktop? Certamente, mesmo sem saber exatamente o que diferenciava este de outros sites, você deve ter se sentido incomodado pelo menos 1 vez e saído do site ao se deparar com a situação. Não é nada usual utilizar a versão desktop no celular, o que pode impedir o usuário de concluir a compra, depreciando sua taxa de conversão.

As vendas por dispositivos móveis já batem 42,8% do todo e o número está em constante crescimento como é possível observar no gráfico, portanto, é uma vertente do e-commerce que não pode ser ignorada. Além disso, certifique-se de que seu site não está muito pesado, o que pode tornar o carregamento lento, entenda mais sobre como aprimorar a experiência do usuário. Aprimorar seu site pensando no usuário pode te fazer ganhar algumas posições na pesquisa orgânica do google, já que ele prioriza sites mobile friendly na hora do rankeamento, então se atente a isso ok?

Dito isto, para conseguir boas descrições no mobile, se atente para que elas sejam breves, faça parágrafos ou frases curtas, se necessário, elabore listas com bullet points para deixar a informação concisa, mas, priorize somente as informações mais importantes. Na hora de redigir, pense na dor do usuário que seu produto pode resolver, facilite, deixe claro o que você está oferecendo e como isso vai ajudar a quem comprar o produto.

Por exemplo, na hora de vender algo e abordar as características do produto, pense no que o seu produto resolve, invés de dizer que tal computador tem um processador Y potente, uma melhor descrição seria ‘O processador Y possibilita que você realize suas tarefas simultâneamente” ou algo semelhante, a questão é por o seu produto no contexto do cliente, note que citamos as mesmas características, porém, voltadas ao consumidor.

Uma outra maneira de descrever seus produtos é através de reviews dos seus consumidores, afinal, grande parte das pessoas antes de comprar um produto busca a opinião de quem já comprou, portanto, incentive de alguma forma essas avaliações, seja com pontos, descontos ou brindes.

Quando se trata de SEO, busque sempre 1 keyword para cada página e lembre-se que keywords de cauda longa são mais fáceis de serem rankeadas e podem vir a converter mais. Por exemplo, quando uma pessoa busca “vestido” no google, nem sempre ela está interessada em comprar um vestido e sim em buscar inspirações, fazer pesquisas, de forma geral. Já quando a pessoa busca algo específico como, “vestido midi vermelho”, as chances de conversão aumentam, porque a pessoa sabe especificamente o que ela está buscando, ela já possui um objetivo. Porém, de maneira nenhuma “force” uma keyword que não tem relação com sua página só porque viu nas ferramentas de busca que a palavra está em alta ou tem mais buscas que uma outra que poderia se adequar melhor ao seu produto,  isso não será bem visto. Além disso, copiar a descrição dos produtos de algum fornecedor, pode ser considerado conteúdo duplicado pelo google e ele pode punir sua página com algumas posições a menos.

Com esses cuidados você já está pronto para otimizar suas descrições, agora é testar o que funciona melhor para os seus consumidores, acompanhar os índices e aumentar suas conversões!

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