Que as empresas precisam gerar vendas para se manter nós já sabemos, mas as empresas devem sempre ter como foco solucionar um problema. Qual é a dor que seu cliente possui que o seu produto ou serviço resolve? E como você utiliza isso para melhorar a experiência de compra do usuário?
Os consumidores estão sempre comprando para resolver problemas, quer um exemplo? Quando estamos com fome, vamos até um restaurante, ou compramos comida no mercado para preparar em casa. Quando estamos com tédio ou cansados assistimos séries, filmes ou procuramos atividades de lazer para espairecer, e assim por diante.
Dito isto, como a sua marca pode resolver um problema da melhor maneira possível? A experiência de compra do usuário influi diretamente na satisfação e no abandonamento de carrinho, portanto, garantir uma boa experiência não beneficia só o cliente como também a marca, por influenciar na conversão.
Porém, hoje em dia os clientes estão cada vez mais exigentes e é por isso que você tem que estar atento aos detalhes, por isso separamos alguns deles abaixo:
O atendimento não é exclusividade das lojas físicas. É certo que a jornada de compra de um comércio virtual é diferente da presencial, porém, não impede que você ofereça ajuda. Hoje em dia, em algumas plataformas, já é possível integrar um chat à sua loja, por exemplo, se você sabe que a média de permanência dos seus clientes na home é de 40 segundos, porque não oferecer ajuda momentos antes dele sair do seu site, evitando a desistência?
Além disso, ofereça um bom atendimento durante a compra, se entrarem em contato perguntando a respeito da localização do produto, trocas e afins, se possível, tenha um canal de atendimento rápido, caso só possa atender por e-mails atente-se para que seus e-mails não demore mais de 24h para serem respondidos, mesmo que o site contenha as informações solicitadas, lembre-se que se o cliente não achou certa informação em seu site foi falha da sua navegabilidade, que é o tema do próximo tópico:
Tenha um layout compatível com a forma que o usuário navega pelo seu site. De nada adianta um layout bonito se o conteúdo não estiver claro, priorize o conforto na navegação e considere diferentes dispositivos, atualmente é muito comum compras serem realizadas através do mobile, portanto, se não for fazer um layout exclusivo para cada caso, certifique-se que ele seja responsivo, ou seja, que ele se adapte à diferentes formatos.
As páginas também devem ser leves para que não interfira no carregamento independente do dispositivo que o cliente estiver utilizando. A plataforma da Betalabs conta com um sistema de distribuição de conteúdos dedicado, conhecido como CDN. Com o uso dessa ferramenta, a disponibilidade de conteúdos gráficos e pesados do seu site, como imagens e vídeos tem um canal dedicado o que torna o carregamento da página mais rápido e performático, garantindo que sua página seja sempre confortável de usar.
Muitos comerciantes abandonam o cliente após a compra, mas é aí que o seu relacionamento começa. Tenha uma base de e-mails e mantenha contato com seus clientes, mas de maneira nenhuma envie conteúdos não segmentados, é importante manter o cliente à par das suas novidades em produtos e serviços, mas somente nos segmentos que lhe importam, caso contrário, ele facilmente se desinscreverá da lista. Pergunte se ele gostou do produto e se cumpre as expectativas, realize pesquisas para saber o desempenho da sua loja e melhorar o que pode ser melhorado, afinal, ninguém melhor para te contar sobre a experiência de comprar em sua loja do que o próprio consumidor, esteja pronto para oferecer momentos únicos e conquiste a fidelidade dos seus clientes.
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