São ações nas quais resultam em indivíduos exercitando sua imaginação e explorando o valor econômico de suas idéias. As áreas em que atuam independem do cargo exercido e sim do talento e criatividade destas pessoas para fazer ideias serem transformadas em rentabilidade pra empresa.
Segundo analise da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), as organizações já movimentaram mais de R$ 381 milhões. Por essa razão, é mais simples começar um negócio nas áreas da economia criativa, já que o custo de investimento não é grande.
Essa estratégia também tem um trabalho de conceituação e desenvolvimento cultural e isso é muito importante, pois se refere de cultura gerando sustentabilidade e pode ser usado como grande inovação da estratégia de desenvolvimento.
Confira três dicas para empreender na Economia Criativa:
Desenvolva um protótipo
A internet possibilita lançar um produto sem que ele esteja completamente terminado, você consegue aperfeiçoá-lo e corrigir de acordo com o feedback dos usuários. Desta forma, ele chega ao mercado testado e as chances de alguma coisa dar errada são menores.
Utilize métricas
Trabalhe com pesquisas quantitativas e qualitativas, pois os consumidores estão acostumados a números e resultados. Por isso, é importante avaliar o impacto que está criando.
Coloque suas idéias em prática
Uma dificuldade do setor é calcular o valor de um ideia ou de um produto novo para oferecê-lo a um investidor ou cliente. Trabalhe em um produto simples e viável que possa ganhar dimensão. É essencial planejar, pesquisar e implementar.
photo credit: where ‘s yr head @ via photopin (license)
A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…
O modelo de negócios por assinatura deixou de ser tendência para se tornar uma realidade…
No ambiente digital altamente competitivo do e-commerce, monitorar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) é essencial…
Empresas inovadoras estão cada vez mais investindo em tecnologia para expandir suas operações e se…
A Páscoa é uma das datas mais lucrativas para o comércio, e um planejamento estratégico…
O mercado de e-commerce B2B está em expansão, mas enfrenta desafios específicos que diferem do…