Criatividade, Uma Fonte Rentável

A Economia Criativa é um termo novo da economia que está cada vez mais comentado. Trata-se de pequenas empresas que dependem do talento e da criatividade de seus fundadores e funcionários. Essas companhias transformam criatividade em produtos, serviços e estão distribuídas em praticamente todas as áreas.

São ações nas quais resultam em indivíduos exercitando sua imaginação e explorando o valor econômico de suas idéias.  As áreas em que atuam independem do cargo exercido e sim do talento e criatividade destas pessoas para fazer ideias serem transformadas em rentabilidade pra empresa.

Segundo analise da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), as organizações já movimentaram mais de R$ 381 milhões.  Por essa razão, é mais simples começar um negócio nas áreas da economia criativa, já que o custo de investimento não é grande.

Essa estratégia também tem um trabalho de conceituação e desenvolvimento cultural e isso é muito importante, pois se refere de cultura gerando sustentabilidade e pode ser usado como grande inovação da estratégia de desenvolvimento.

Confira três dicas para empreender na Economia Criativa:

Desenvolva um protótipo

A internet possibilita lançar um produto sem que ele esteja completamente terminado, você consegue aperfeiçoá-lo e corrigir de acordo com o feedback dos usuários.  Desta forma, ele chega ao mercado testado e as chances de alguma coisa dar errada são menores.

Utilize métricas

Trabalhe com pesquisas quantitativas e qualitativas, pois os consumidores estão acostumados a números e resultados. Por isso, é importante avaliar o impacto que está criando.

Coloque suas idéias em prática

Uma dificuldade do setor é calcular o valor de um ideia ou de um produto novo para oferecê-lo a um investidor ou cliente. Trabalhe em um produto simples e viável que possa ganhar dimensão. É essencial planejar, pesquisar e implementar.
photo credit: where ‘s yr head @ via photopin (license)

Posts Recentes

A Primeira IA Gratuita para Negócios de Assinatura Já Está no Ar – E Você Pode Usar Agora Mesmo

Em 2024, o mercado de assinaturas cresceu 74% no Brasil, segundo dados da CBN. De…

4 dias atrás

15 clubes de assinatura que você precisa conhecer em 2025

Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…

4 semanas atrás

Por que os clubes de benefícios são essenciais para o varejo moderno

No cenário atual, onde a concorrência é acirrada e os consumidores buscam mais do que…

1 mês atrás

A Alta no Preço do Café: Uma Oportunidade para Investir em Clubes de Assinatura de Cafés Especiais

Nos últimos meses, o preço do café tem apresentado uma alta expressiva, impulsionada por fatores…

1 mês atrás

O futuro das marcas está nos clubes de assinatura – e a CBN confirma isso

Clubes de assinatura estão deixando de ser tendência para se tornarem parte da nova lógica…

1 mês atrás

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

2 meses atrás