Criatividade, Uma Fonte Rentável

A Economia Criativa é um termo novo da economia que está cada vez mais comentado. Trata-se de pequenas empresas que dependem do talento e da criatividade de seus fundadores e funcionários. Essas companhias transformam criatividade em produtos, serviços e estão distribuídas em praticamente todas as áreas.

São ações nas quais resultam em indivíduos exercitando sua imaginação e explorando o valor econômico de suas idéias.  As áreas em que atuam independem do cargo exercido e sim do talento e criatividade destas pessoas para fazer ideias serem transformadas em rentabilidade pra empresa.

Segundo analise da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), as organizações já movimentaram mais de R$ 381 milhões.  Por essa razão, é mais simples começar um negócio nas áreas da economia criativa, já que o custo de investimento não é grande.

Essa estratégia também tem um trabalho de conceituação e desenvolvimento cultural e isso é muito importante, pois se refere de cultura gerando sustentabilidade e pode ser usado como grande inovação da estratégia de desenvolvimento.

Confira três dicas para empreender na Economia Criativa:

Desenvolva um protótipo

A internet possibilita lançar um produto sem que ele esteja completamente terminado, você consegue aperfeiçoá-lo e corrigir de acordo com o feedback dos usuários.  Desta forma, ele chega ao mercado testado e as chances de alguma coisa dar errada são menores.

Utilize métricas

Trabalhe com pesquisas quantitativas e qualitativas, pois os consumidores estão acostumados a números e resultados. Por isso, é importante avaliar o impacto que está criando.

Coloque suas idéias em prática

Uma dificuldade do setor é calcular o valor de um ideia ou de um produto novo para oferecê-lo a um investidor ou cliente. Trabalhe em um produto simples e viável que possa ganhar dimensão. É essencial planejar, pesquisar e implementar.
photo credit: where ‘s yr head @ via photopin (license)

Posts Recentes

Um post não vende. Uma jornada bem estruturada, sim!

Se você acredita que publicar conteúdo sozinho é suficiente para vender, é hora de repensar…

3 semanas atrás

Clube do Smi: como unir fé, diversão e aprendizado todos os meses

Educar os filhos com valores cristãos é um desejo presente em muitas famílias, mas nem…

1 mês atrás

Calcule o potencial da venda por assinaturas no seu negócio

No mundo empresarial de hoje, a inovação não está apenas nos produtos ou serviços que…

2 meses atrás

Por que clubes de assinatura acessíveis estão sendo a saída para pequenos negócios

De acordo com uma reportagem publicada pelo Diário do Comércio, o mercado de clubes de…

2 meses atrás

Como montar um clube do livro (passo a passo completo)

Como montar um clube do livro (passo a passo completo) Guia prático para lançar um…

2 meses atrás

Recorrencia.net: IA gratuita que já aumentou em 25% a receita de SaaS, segundo o Baguete

Empresas que trabalham com receita recorrente — SaaS, clubes de assinatura, academias, coworkings — sabem…

2 meses atrás