Criatividade, Uma Fonte Rentável

A Economia Criativa é um termo novo da economia que está cada vez mais comentado. Trata-se de pequenas empresas que dependem do talento e da criatividade de seus fundadores e funcionários. Essas companhias transformam criatividade em produtos, serviços e estão distribuídas em praticamente todas as áreas.

São ações nas quais resultam em indivíduos exercitando sua imaginação e explorando o valor econômico de suas idéias.  As áreas em que atuam independem do cargo exercido e sim do talento e criatividade destas pessoas para fazer ideias serem transformadas em rentabilidade pra empresa.

Segundo analise da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), as organizações já movimentaram mais de R$ 381 milhões.  Por essa razão, é mais simples começar um negócio nas áreas da economia criativa, já que o custo de investimento não é grande.

Essa estratégia também tem um trabalho de conceituação e desenvolvimento cultural e isso é muito importante, pois se refere de cultura gerando sustentabilidade e pode ser usado como grande inovação da estratégia de desenvolvimento.

Confira três dicas para empreender na Economia Criativa:

Desenvolva um protótipo

A internet possibilita lançar um produto sem que ele esteja completamente terminado, você consegue aperfeiçoá-lo e corrigir de acordo com o feedback dos usuários.  Desta forma, ele chega ao mercado testado e as chances de alguma coisa dar errada são menores.

Utilize métricas

Trabalhe com pesquisas quantitativas e qualitativas, pois os consumidores estão acostumados a números e resultados. Por isso, é importante avaliar o impacto que está criando.

Coloque suas idéias em prática

Uma dificuldade do setor é calcular o valor de um ideia ou de um produto novo para oferecê-lo a um investidor ou cliente. Trabalhe em um produto simples e viável que possa ganhar dimensão. É essencial planejar, pesquisar e implementar.
photo credit: where ‘s yr head @ via photopin (license)

Posts Recentes

Os Desafios e Soluções para a Expansão de um E-commerce B2B

O mercado de e-commerce B2B está em expansão, mas enfrenta desafios específicos que diferem do…

3 dias atrás

Por que os clientes permanecem em um clube de assinatura?

Os clubes de assinatura têm conquistado um número crescente de consumidores nos últimos anos, oferecendo…

2 semanas atrás

E-commerce tradicional x E-commerce por assinatura: qual a melhor escolha?

O comércio eletrônico vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, e empreendedores que querem expandir seus…

3 semanas atrás

VLOOT: Um clube de assinatura que revolucionou a forma de consumir vinil

Nos últimos anos, o consumo de vinil teve um crescimento surpreendente, conquistando um público fiel…

3 semanas atrás

Galax Pay Encerrada? Veja alternativas para a recorrência do seu negócio

Galax Pay Descontinuada? Confira Alternativas e Descubra Por Que a Betalabs é a Referência em…

4 semanas atrás

12 clubes de assinatura que você precisa conhecer em 2025

Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…

4 semanas atrás