Conheça os principais problemas para finalizar compras no e-commerce

Um dos maiores obstáculos enfrentados pelas lojas virtuais é o abandono do carrinho de compras. De acordo com o Baymard Institute, a porcentagem média de abandono de carrinhos passa dos 69% ao finalizar compras.

De fato, existem diversos fatores que podem levar o consumidor a desistir de uma compra, mas alguns deles podem ser evitados. A Betalabs separou abaixo os principais problemas e saiba como prevenir seu negócio dos abandonos de carrinho! Confira:

Muita burocracia!

Simplifique ao máximo os formulários no momento do check-out. Ao requisitar o preenchimento dos dados dos clientes, tente facilitar essa etapa solicitando apenas informações necessárias.

Pois, 22% dos consumidores desistem de uma compra por ser necessário criar uma conta. Portanto, oferecer uma opção de compra sem cadastro também é um ponto a ser considerado.

Não armazenar dados do cliente

Sempre que possível, salve os dados de compras anteriores. Isso deixará a finalização de compras futuras mais ágil, além de auxiliar na fidelização dos clientes.

Assim, com esses dados armazenados, você pode até estudar a possibilidade de oferecer a “compra com 1 clique”, que facilita o processo de compra e melhora a experiência do consumidor. Como nem todas as lojas oferecem esse recurso, este pode ser um diferencial do seu e-commerce frente à concorrência.

Navegação no carrinho de compras

Se você pretende diminuir a taxa de desistência dos carrinhos em sua loja, eliminar a navegação (menu no cabeçalho, rodapé, etc) na página de carrinho pode ser uma opção válida.

Essa prática diminui a distração do consumidor para que ele não desvie do seu objetivo, que é a finalização da compra.

Informações confusas

15% do abandono tem a ver com dúvidas de segurança de pagamento. Portanto, essas informações mais importantes devem ser sempre claras em seu site.

Atente-se também às informações de entrega e frete, que devem estar sempre à vista do usuário.

Problemas técnicos

A maioria das reclamações dos consumidores acontece por questões técnicas que influenciam no desempenho do site. Alguns problemas que podem atrapalhar ou impedir a finalização das compras no e-commerce são:

Site fora do ar

Se por algum motivo o seu site ficar offline, procure avisar o consumidor por e-mail, ou na home do site, no caso de uma manutenção.

Falhas na segurança

Procure ter certificados de segurança em seu site de forma que fiquem visíveis para o consumidor, principalmente no carrinho de compras. Isso dará garantias de que o seu site é protegido e seguro.

Erro ao finalizar o pedido

Esse problema pode ser gerado pela má configuração do gateway de pagamento da loja, problemas técnicos na sua plataforma, ou outros fatores, como um carregamento lento.

Então, faça manutenções regulares em sua plataforma e em seu servidor. A experiência do usuário no site será um fator de decisão no momento de finalizar as compras!

Conte com a Betalabs para o sucesso de seu negócio!

Centralize toda sua operação em uma única Plataforma. Unificamos E-commerce, Clube de Assinaturas e gestão com ERP Online. Tenha o controle total do seu negócio. Construa projetos incríveis utilizando nossa suíte completa de funcionalidades.

Entre em contato conosco!

Posts Recentes

O Que é uma Plataforma de Vendas Online e Como Escolher a Melhor para Seu Negócio

Com a crescente demanda pelo mercado digital, é essencial que as empresas escolham a melhor…

2 dias atrás

Como os Modelos de Assinatura Estão Revolucionando os Negócios B2B

Os modelos de assinatura têm sido um grande sucesso no B2C, mas o que muitos…

1 semana atrás

Como Criar um Clube de Benefícios: Guia Completo para Estruturar, Gerir e Lucrar com Seu Clube

Os clubes de benefícios se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos, conquistando clientes por…

1 semana atrás

Iniciando sua Jornada na Venda Recorrente

Um Guia para Novos Empreendedores Começar a jornada na venda recorrente pode parecer desafiador, mas…

3 semanas atrás

IA pode impulsionar as vendas recorrentes?

A inteligência artificial (IA) está se tornando um aliado indispensável para empreendedores que buscam impulsionar…

4 semanas atrás

Inovações Tecnológicas para recorrência e assinautras

Inovações tecnológicas estão revolucionando o setor de clubes de assinaturas, trazendo experiências ainda mais personalizadas…

1 mês atrás