Um dos maiores obstáculos enfrentados pelas lojas virtuais é o abandono do carrinho de compras. De acordo com o Baymard Institute, a porcentagem média de abandono de carrinhos passa dos 69% ao finalizar compras.
De fato, existem diversos fatores que podem levar o consumidor a desistir de uma compra, mas alguns deles podem ser evitados. A Betalabs separou abaixo os principais problemas e saiba como prevenir seu negócio dos abandonos de carrinho! Confira:
Simplifique ao máximo os formulários no momento do check-out. Ao requisitar o preenchimento dos dados dos clientes, tente facilitar essa etapa solicitando apenas informações necessárias.
Pois, 22% dos consumidores desistem de uma compra por ser necessário criar uma conta. Portanto, oferecer uma opção de compra sem cadastro também é um ponto a ser considerado.
Sempre que possível, salve os dados de compras anteriores. Isso deixará a finalização de compras futuras mais ágil, além de auxiliar na fidelização dos clientes.
Assim, com esses dados armazenados, você pode até estudar a possibilidade de oferecer a “compra com 1 clique”, que facilita o processo de compra e melhora a experiência do consumidor. Como nem todas as lojas oferecem esse recurso, este pode ser um diferencial do seu e-commerce frente à concorrência.
Se você pretende diminuir a taxa de desistência dos carrinhos em sua loja, eliminar a navegação (menu no cabeçalho, rodapé, etc) na página de carrinho pode ser uma opção válida.
Essa prática diminui a distração do consumidor para que ele não desvie do seu objetivo, que é a finalização da compra.
15% do abandono tem a ver com dúvidas de segurança de pagamento. Portanto, essas informações mais importantes devem ser sempre claras em seu site.
Atente-se também às informações de entrega e frete, que devem estar sempre à vista do usuário.
A maioria das reclamações dos consumidores acontece por questões técnicas que influenciam no desempenho do site. Alguns problemas que podem atrapalhar ou impedir a finalização das compras no e-commerce são:
Se por algum motivo o seu site ficar offline, procure avisar o consumidor por e-mail, ou na home do site, no caso de uma manutenção.
Procure ter certificados de segurança em seu site de forma que fiquem visíveis para o consumidor, principalmente no carrinho de compras. Isso dará garantias de que o seu site é protegido e seguro.
Esse problema pode ser gerado pela má configuração do gateway de pagamento da loja, problemas técnicos na sua plataforma, ou outros fatores, como um carregamento lento.
Então, faça manutenções regulares em sua plataforma e em seu servidor. A experiência do usuário no site será um fator de decisão no momento de finalizar as compras!
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