Integrar a cadeia logística do seu e-commerce é uma tarefa extremamente importante porque fazendo isso, a tendência é que você consiga reduzir o tempo de reposição, entregar mercadorias em prazos cada vez menores e aumentar o giro do estoque da sua loja.
A cadeia logística de qualquer negócio consiste nos fornecedores, armazéns, centros de fabricação e de distribuição, bem como o fornecimento de matérias-primas, produtos no processo de fabricação e produtos finais.
Ou seja, integrando todas essas partes você vai conseguir otimizar a sua empresa para ter cada vez menos custos e mais ganhos.
Para começar a pensar na integração da cadeia logística do seu negócio, você pode dividir as ações que você vai tomar em duas partes: a compra junto aos fornecedores, e a venda junto aos clientes.
Na parte de compra, o ideal é que você diferencie as ações conforme a atividade exercida pelo seu fornecedor. E neste artigo a Betalabs vai explicar cada passo. Confira:
Se o seu fornecedor for uma indústria, você pode tomar algumas medidas como realizar a venda para o seu cliente e depois comprar o produto da indústria, acionando seu fornecedor por meio do sistema de Back-office da loja.
Isso então, acontece da seguinte forma: no momento em que o pagamento é aprovado no site, automaticamente o sistema gera um pedido de compra ao fornecedor.
Que então, envia a mercadoria ao centro de distribuição da loja, otimizando esse processo pois evita a armazenagem do produto.
Outra maneira de fazer isso quando o fornecedor é uma indústria é vender um pedido de compra.
Essa estratégia pode ser considerada como uma variante do exemplo anterior, de modo que a loja considere o saldo do pedido de compra como parte da disponibilidade do estoque.
Assim, o prazo de entrega do produto ao cliente fica condicionado ao prazo de entrega do pedido de compra.
Porém, é preciso sempre considerar os pedidos de compra como parte da sua disponibilidade, nesse caso.
No caso dos e-commerces que fazem parte do grande varejo, existe a possibilidade de venda do estoque presente no centro de distribuição corporativo, além do estoque presente no centro de distribuição da loja virtual, uma vez que é possível compartilhar o estoque com toda a rede de lojas físicas.
Nessa situação, o sistema de Back-office é extremamente importante para manter interfaces complexas, como o sistema corporativo da rede, integrando essas frentes do negócio.
Na parte de vendas, o atendimento ao cliente é primordial, desde o fechamento do pedido de compra no site da sua loja virtual até a entrega do produto ao consumidor.
Portanto, integrar essa etapa do processo, inclusive pensando nos casos de eventuais devoluções, pode fazer toda a diferença para que você consiga otimizar cada vez mais o seu e-commerce.
Monitorando todas as etapas por meio do seu sistema de Back-office, você vai conseguir perceber desvios operacionais, caso haja algum.
E assim, programar os processos de correção desses desvios ou criar alertas para tarefas que serão executadas pelos operadores para melhorar o seu e-commerce.
Ter uma integração de qualidade com os clientes da sua loja virtual é a chave para o sucesso, então invista nisso, sobretudo na parte de entregas para que elas atendam as necessidades dos seus clientes.
Pensar em tipos de entrega diferentes, como a entrega expressa ou agendada, para melhor recebimento do produto por parte do cliente e para evitar problemas na entrega do produto.
A entrega expressa funciona da seguinte maneira: é concluída até as 22:00hr do mesmo dia do pedido, desde que ele seja aprovado até as 15hr.
Já na entrega agendada, o cliente escolhe o dia e um intervalo de tempo para que a entrega seja realizada, aumentando as chances desse cliente receber o produto sem nenhuma eventualidade.
No caso de devolução ou troca, é preciso ter bastante cuidado para que a sua loja execute da melhor maneira possível, pois, uma vez que esse cliente ficar insatisfeito com o processo de troca ou devolução de algum produto, todos os esforços que você utilizou para atrair e fidelizar o cliente serão perdidos.
Por isso, um sistema de gestão integrado faz toda a diferença na otimização da logística do seu negócio virtual, já que ele é capaz de integrar fornecedores, sistema corporativo das lojas físicas (se houver) e clientes.
Trocar informações sobre produtos, estoque, pedidos de compra, aprovação de pagamentos, além de facilitar a interação com o consumidor por meio de chats, e-mail, telefone, redes sociais etc.
Então, se o seu objetivo é otimizar a sua produção, diminuir gastos e ter mais lucro com o seu negócio virtual, invista na integração logística dele utilizando uma plataforma que ofereça essa funcionalidade de integração, como a plataforma da Betalabs. Entre em contato conosco e solucione de forma fácil!
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