– A ideia aborda os problemas ou situações atuais do “cotidiano empresarial”?
Fazer com que sua ideia seja sempre voltada para a resolução dos problemas existentes é sempre uma boa alternativa de começo, assim o foco de sua ideia não será facilmente perdido. Analisar a frequência em que esse problema se manifesta também é válido pois é importante analisar o tempo e empenho que você dará para essa solução e, por último, verificar se as soluções atuais são satisfatórias ou não, pois essas podem servir como uma referência de onde você quer chegar (mas se atente ao último ponto, este é válido somente para ter algo em que se “inspirar”, e não tentar criar uma cópia melhorada).
– A ideia possui métodos mais criativos ou diferentes de resolver os problemas?
Se a ideia consegue identificar detalhadamente o problema, você está no caminho certo. Caso contrário, incremente essa ideia com eficiência, custo benefício (para você) e acessibilidade para outras pessoas que você julgue necessário. A ideia é uma melhoria ou uma potencial inovação? Tem viabilidade técnica? A tecnologia necessária está ou ficará disponível? Conseguirá erguer barreiras de imitação?
– E as incertezas, já foram postas sobre a mesa?
É válido ter como guia as incertezas que rodeiam o cenário atual, pois estas são os pressupostos sobre os quais a resoluções (ou possíveis) serão baseadas, logo depois será possível levantar uma análise financeira para a elaboração de uma ideia de alta eficiência e baixo custo. Identificar, avaliar e testar as incertezas de forma rápida e pouco dispendiosa é o ponto central nesse estágio.
– Qual será o retorno econômico dessa ideia?
A análise do retorno financeiro pode ser feita por último, quando todas as despesas, receitas, investimentos e necessidades já tiverem sido concretizados para depois realmente entender as consequências da ideia. Com essas informações, já poderá ser possível definir se a ideia será eficiente ou não, quais serão os pontos que ela afetará, seu nível de crescimento e maturação e suas variáveis de declínio. Aplicando mentalidade, ferramentas e lógica adequadas em projetos do dia a dia para oportunidades de inovação aumenta a chance de êxito. Ajustar o foco da análise ao momento de desenvolvimento da ideia garantirá maiores chances de acerto.
photo credit: Transcendence via photopin (license)
No universo dos negócios baseados em assinaturas, a fidelização de clientes é uma peça-chave para…
Com a crescente demanda pelo mercado digital, é essencial que as empresas escolham a melhor…
Os modelos de assinatura têm sido um grande sucesso no B2C, mas o que muitos…
Os clubes de benefícios se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos, conquistando clientes por…
Um Guia para Novos Empreendedores Começar a jornada na venda recorrente pode parecer desafiador, mas…
A inteligência artificial (IA) está se tornando um aliado indispensável para empreendedores que buscam impulsionar…