Como o envio de e-mails pode afetar o desempenho do seu e-commerce

O envio de e-mails é um tipo de recurso amplamente conhecido e utilizado no ambiente virtual principalmente por seu baixo custo, grande alcance e versatilidade quanto ao conteúdo capaz de abordar em seu corpo de texto. Dado os benefícios do uso desta ferramenta, a Betalabs separou seis pontos em que o desenvolvimento e envio de e-mails marketing e transacionais pode melhorar o desempenho do seu e-commerce. Confira!

Estreitamento do relacionamento empresa x cliente

Talvez a função mais recorrente desta ferramenta, utilizar e-mails para trabalhar o relacionamento entre empresa e cliente é uma ótima maneira de cair nas graças do consumidor. Seja para atualizá-lo sobre o status de um pedido, avisá-lo sobre produtos em seu carrinho ou mesmo anunciar mercadorias relevantes para seu perfil de consumo, o envio deste tipo de e-mail demonstra a atenção e cuidado que o lojista tem com seu consumidor, pontos primordiais no processo de fidelização de clientes.

Aumento de visitas à loja virtual

De acordo com o conteúdo do e-mail, é possível incluir em seu corpo de texto chamadas e botões para que o cliente clique e seja redirecionado para a página da loja que aborde o tema em questão. O aumento do tráfego de visitantes na loja virtual, por sua vez, aumenta a probabilidade de conversão da loja e fortalece sua imagem no mercado e no imaginário do seu público alvo ao melhorar o posicionamento do negócio nos resultados de buscas orgânicas de grandes buscadores, como o Google, Bing ou Yahoo.

Divulgação de produtos e promoções

Um e-mail marketing é uma excelente forma de alertar sua base de clientes sobre uma nova promoção na loja ou sobre um novo produto lançado. Apesar de não tão prático e intuitivo quanto redes sociais, esta ferramenta também permite que seu cliente “compartilhe” a promoção com seus contatos através do encaminhamento da mensagem, o que, obviamente, amplifica ainda mais o alcance da mesma e contribui para o aumento do volume de visitas a loja.

Recuperação de carrinhos abandonados

Em muitos casos o cliente de uma loja virtual pode acrescentar produtos ao carrinho e avançar nas etapas da compra, mas não concluir seu pedido de fato. Este é o conhecido “abandono de carrinho” e pode, além de sinalizar problemas graves na usabilidade da loja virtual, causar prejuízos financeiros significativos ao lojista. Uma maneira de contornar ou ao menos reduzir o impacto do abandono de carrinho no e-commerce é investir no envio de e-mails personalizados ao cliente alertando-o sobre os produtos esquecidos em seu carrinho e tentando convencê-lo a retornar a loja para finalizar a compra.

Sugestão de produtos ao cliente

Relacionado diretamente ao estreitamento de relacionamento com o cliente e o aumento de visitas a loja virtual, entrar em contato com o mesmo para sugerir produtos relevantes para seu perfil de compra é uma boa maneira de incentivar o consumo e trabalhar uma relação onde ambos saem ganhando: a empresa por realizar mais uma venda e o cliente por encontrar um novo produto que seja do seu agrado.

Atualização do status de pedidos realizados na loja

Comprar em uma loja virtual pode (e deve) parecer algo simples para o cliente, mas a verdade é que por trás da interface do e-commerce há uma série de procedimentos e etapas que devem ser geridos com eficiência pelo lojista para garantir que o pedido chegue às mãos do cliente no seu devido prazo e em perfeitas condições. Alertar o consumidor sobre cada etapa concluída – como pedido recebido, pagamento aprovado ou produto enviado para a transportadora – demonstra o cuidado e atenção do lojista com sua base de clientes e soma pontos para o processo de fidelização.

A Plataforma E-commerce Betalabs conta com módulos e integrações específicas para o envio de e-mails marketing e transacionais personalizados. Para conferir na íntegra estes e outros recursos do nosso sistema, clique aqui.

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