Como o e-commerce equilibra a concorrência entre PMEs e grandes varejistas?

O bom desempenho de vendas, alcance e crescimento do e-commerce nacional mesmo diante da situação da economia brasileira tornou-o atrativo para negócios dos mais variados portes.

Enquanto no “mundo físico” há uma grande disparidade entre a infraestrutura que o pequeno/médio lojista e o grande varejista têm a seu dispor para desenvolver as atividades de sua loja, no ambiente virtual a relação entre os dois lados é mais equilibrada e mesmo o pequeno negócio pode competir páreo a páreo com uma loja de grande porte. Obviamente o lojista de grande porte continua a dispor de mais recursos para investimento em áreas como marketing, mas o ambiente online conta com alternativas menos custosas para contornar esta diferença, como é o caso da presença e divulgação da empresa em redes sociais, comparadores de preço e Market Places.

Outro aspecto que equilibra esta relação é o potencial de segmentação do comércio eletrônico, onde o lojista de pequeno porte pode estudar o mercado e focar as atividades e recursos de sua loja para atender uma parcela específica de consumidores cujas necessidades não são plenamente satisfeitas pelo grande varejista que, a grosso modo, comercializa produtos mais “genéricos”, sem o grau de especificação exigido por estes clientes mais exigentes.

O consumidor que recorre a uma loja virtual para realizar suas compras não se importa diretamente com o tamanho do negócio, mas sim com a reputação da loja e a segurança de que receberá seus produtos em dia e em perfeito estado, logo, desde que o pequeno lojista mantenha atenção constante com a qualidade dos serviços prestados por sua empresa, mesmo uma loja de pequeno porte pode concorrer com um grande varejista.

Além de nativamente integrada ao ERP Cloud, a Plataforma E-commerce Betalabs conta com centenas de funcionalidades e ferramentas para auxiliar seu negócio a alcançar todo seu potencial. Para conhecer nossos diferenciais e recursos, veja nossa plataforma ecommerce.

Posts Recentes

O papel do Marketing de Conteúdo no sucesso de Clubes de Assinaturas

No mundo atual, onde a concorrência é acirrada e a atenção dos consumidores é um…

1 semana atrás

Quais São os Maiores Clubes de Assinatura do Mundo?

Os clubes de assinatura transformaram a forma como consumimos produtos, oferecendo conveniência e personalização que…

2 semanas atrás

Os segredos para criar uma marca forte para o seu e-commerce

No universo do comércio eletrônico, a batalha pela atenção dos consumidores é feroz. Em meio…

2 semanas atrás

12 clubes de assinatura para você fazer parte!

Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…

3 semanas atrás

A importância da recorrência para a estabilidade financeira do seu negócio

Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, garantir a estabilidade financeira de…

3 semanas atrás

Programa de Fidelidade no E-commerce: 8 dicas para implementar com eficiência

Nos dias de hoje, o mercado de e-commerce está mais competitivo do que nunca. Com…

4 semanas atrás