Como o e-commerce equilibra a concorrência entre PMEs e grandes varejistas?

O bom desempenho de vendas, alcance e crescimento do e-commerce nacional mesmo diante da situação da economia brasileira tornou-o atrativo para negócios dos mais variados portes.

Enquanto no “mundo físico” há uma grande disparidade entre a infraestrutura que o pequeno/médio lojista e o grande varejista têm a seu dispor para desenvolver as atividades de sua loja, no ambiente virtual a relação entre os dois lados é mais equilibrada e mesmo o pequeno negócio pode competir páreo a páreo com uma loja de grande porte. Obviamente o lojista de grande porte continua a dispor de mais recursos para investimento em áreas como marketing, mas o ambiente online conta com alternativas menos custosas para contornar esta diferença, como é o caso da presença e divulgação da empresa em redes sociais, comparadores de preço e Market Places.

Outro aspecto que equilibra esta relação é o potencial de segmentação do comércio eletrônico, onde o lojista de pequeno porte pode estudar o mercado e focar as atividades e recursos de sua loja para atender uma parcela específica de consumidores cujas necessidades não são plenamente satisfeitas pelo grande varejista que, a grosso modo, comercializa produtos mais “genéricos”, sem o grau de especificação exigido por estes clientes mais exigentes.

O consumidor que recorre a uma loja virtual para realizar suas compras não se importa diretamente com o tamanho do negócio, mas sim com a reputação da loja e a segurança de que receberá seus produtos em dia e em perfeito estado, logo, desde que o pequeno lojista mantenha atenção constante com a qualidade dos serviços prestados por sua empresa, mesmo uma loja de pequeno porte pode concorrer com um grande varejista.

Além de nativamente integrada ao ERP Cloud, a Plataforma E-commerce Betalabs conta com centenas de funcionalidades e ferramentas para auxiliar seu negócio a alcançar todo seu potencial. Para conhecer nossos diferenciais e recursos, veja nossa plataforma ecommerce.

Posts Recentes

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

4 semanas atrás

Mercado de assinaturas cresce 74% no Brasil: como sua empresa pode se beneficiar

O modelo de negócios por assinatura deixou de ser tendência para se tornar uma realidade…

1 mês atrás

KPIs Essenciais para Medir o Sucesso do seu E-commerce

No ambiente digital altamente competitivo do e-commerce, monitorar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) é essencial…

1 mês atrás

Como Marcas Inovadoras Estão Utilizando Tecnologia para Escalar Suas Operações

Empresas inovadoras estão cada vez mais investindo em tecnologia para expandir suas operações e se…

1 mês atrás

Como Vender Mais na Páscoa: Estratégias para Alavancar o Faturamento no E-commerce

A Páscoa é uma das datas mais lucrativas para o comércio, e um planejamento estratégico…

2 meses atrás

Os Desafios e Soluções para a Expansão de um E-commerce B2B

O mercado de e-commerce B2B está em expansão, mas enfrenta desafios específicos que diferem do…

2 meses atrás