Como o e-commerce equilibra a concorrência entre PMEs e grandes varejistas?

O bom desempenho de vendas, alcance e crescimento do e-commerce nacional mesmo diante da situação da economia brasileira tornou-o atrativo para negócios dos mais variados portes.

Enquanto no “mundo físico” há uma grande disparidade entre a infraestrutura que o pequeno/médio lojista e o grande varejista têm a seu dispor para desenvolver as atividades de sua loja, no ambiente virtual a relação entre os dois lados é mais equilibrada e mesmo o pequeno negócio pode competir páreo a páreo com uma loja de grande porte. Obviamente o lojista de grande porte continua a dispor de mais recursos para investimento em áreas como marketing, mas o ambiente online conta com alternativas menos custosas para contornar esta diferença, como é o caso da presença e divulgação da empresa em redes sociais, comparadores de preço e Market Places.

Outro aspecto que equilibra esta relação é o potencial de segmentação do comércio eletrônico, onde o lojista de pequeno porte pode estudar o mercado e focar as atividades e recursos de sua loja para atender uma parcela específica de consumidores cujas necessidades não são plenamente satisfeitas pelo grande varejista que, a grosso modo, comercializa produtos mais “genéricos”, sem o grau de especificação exigido por estes clientes mais exigentes.

O consumidor que recorre a uma loja virtual para realizar suas compras não se importa diretamente com o tamanho do negócio, mas sim com a reputação da loja e a segurança de que receberá seus produtos em dia e em perfeito estado, logo, desde que o pequeno lojista mantenha atenção constante com a qualidade dos serviços prestados por sua empresa, mesmo uma loja de pequeno porte pode concorrer com um grande varejista.

Além de nativamente integrada ao ERP Cloud, a Plataforma E-commerce Betalabs conta com centenas de funcionalidades e ferramentas para auxiliar seu negócio a alcançar todo seu potencial. Para conhecer nossos diferenciais e recursos, veja nossa plataforma ecommerce.

Posts Recentes

A Primeira IA Gratuita para Negócios de Assinatura Já Está no Ar – E Você Pode Usar Agora Mesmo

Em 2024, o mercado de assinaturas cresceu 74% no Brasil, segundo dados da CBN. De…

1 semana atrás

15 clubes de assinatura que você precisa conhecer em 2025

Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…

4 semanas atrás

Por que os clubes de benefícios são essenciais para o varejo moderno

No cenário atual, onde a concorrência é acirrada e os consumidores buscam mais do que…

1 mês atrás

A Alta no Preço do Café: Uma Oportunidade para Investir em Clubes de Assinatura de Cafés Especiais

Nos últimos meses, o preço do café tem apresentado uma alta expressiva, impulsionada por fatores…

1 mês atrás

O futuro das marcas está nos clubes de assinatura – e a CBN confirma isso

Clubes de assinatura estão deixando de ser tendência para se tornarem parte da nova lógica…

1 mês atrás

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

3 meses atrás