A plataforma de e-commerce que você utiliza atualmente não atende suas demandas? Migrar e-commerce para outra plataforma mais robusta e automatizada é uma boa alternativa, especialmente para melhorar a gestão das vendas.
Mas, assim como ocorre em todo processo de migração de dados, é importante saber quais impactos isso pode gerar no posicionamento do seu site no Google. Afinal, qualquer erro de planejamento na arquitetura do novo site poderá causar estragos na autoridade do seu site nos mecanismos de pesquisa.
E é sobre isso que vamos falar mais neste artigo do Blog Betalabs, a plataforma de gestão de e-commerce e clubes de assinatura!
Confira alguns esforços importantes para proteger sua loja online ao migrar e-commerce para outra plataforma:
Crie um registro de cada URL existente no site antigo que você possa redirecionar durante a migração do site. Assim, é possível amenizar os riscos de perder autoridade de cada uma dessas páginas nos mecanismos de pesquisa.
Da mesma forma, faça uma lista de links quebrados no site, bem como todos os redirecionamentos existentes. Se a URL sofrer alguma alteração como resultado da migração do site, não insira cadeias de redirecionamento. Isso sobrecarregará os servidores, reduzirá a velocidade do site e causará impactos na experiência do usuário.
E o resultado disso tudo? A perda de visibilidade nos resultados de pesquisa é praticamente certa!
A atualização para uma nova plataforma de e-commerce pode gerar muitas alterações na arquitetura de informações do novo site, entre outras coisas. Por isso, é importante criar um escopo de todas essas alterações antes de configurar e concluir sua migração.
Lembre-se de configurar um ambiente de testes isolado e testar seu banco de dados na nova plataforma antes de implementar qualquer alteração em seu domínio. Sem realizar testes, você não terá como prever todas as alterações provocadas ao migrar e-commerce.
Use todos os rastreadores de links externos aos quais você tem acesso. Assim, fica mais fácil criar uma lista de todas as suas páginas existentes e classificáveis por número de links de entrada e métricas de autoridade de página.
Idealmente, após a migração do site, os URL’s com maior autoridade não devem ser alterados. Além das ferramentas de rastreamento, também é indicado usar o Google Analytics para identificar as páginas que tiveram visitas de uma fonte externa. Afinal, qualquer página que esteja recebendo visitantes é uma página que certamente deve ser mantida no site novo.
Como você pode ver, fazer a migração e-commerce o exige esses e até outros cuidados que não listamos neste artigo. Para ter uma migração segura e confiável, o ideal é utilizar uma nova plataforma que possibilite a integração de sistemas legados.
A Betalabs proporciona isso a você, pois utiliza API aberta, permitindo que você utilize as funcionalidades da plataforma e-commerce Betalabs sem precisar se desfazer de seu antigo projeto.
Com a Betalabs, você importa dados de planilhas e tem o suporte de um gerente de Customer Success de nossa equipe para sanar dúvidas e garantir uma migração prática e eficaz.
Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Conheça mais sobre nossa empresa e entre em contato conosco hoje mesmo!
Com a crescente demanda pelo mercado digital, é essencial que as empresas escolham a melhor…
Os modelos de assinatura têm sido um grande sucesso no B2C, mas o que muitos…
Os clubes de benefícios se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos, conquistando clientes por…
Um Guia para Novos Empreendedores Começar a jornada na venda recorrente pode parecer desafiador, mas…
A inteligência artificial (IA) está se tornando um aliado indispensável para empreendedores que buscam impulsionar…
Inovações tecnológicas estão revolucionando o setor de clubes de assinaturas, trazendo experiências ainda mais personalizadas…