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Como gerar boletos registrados

Oferecer comodidades de pagamento para seus clientes é uma forma de melhorar a experiência de compra dos mesmos e aumentar a taxa de conversão de sua empresa.

Essas comodidades podem ser diversas, desde oferecer pagamento parcelado, desconto para pagamento à vista, pagamento com múltiplos cartões ou mesmo disponibilizar formas de pagamento variadas e deixar que o cliente escolha aquela que mais lhe agrada.

Uma destas possíveis formas de pagamento é o boleto bancário, o qual é empregado nos mais variados tipos de negócio por ser uma alternativa segura, barata e bem conhecida pelos consumidores, podendo ser pago em caixas de banco, casas lotéricas, pela internet ou mesmo através aplicativos bancários em dispositivos móveis.

De maneira sucinta, para emitir um boleto bancário é necessário que duas condições sejam satisfeitas: o cedente (empresa) deve possuir uma conta bancária habilitada para emissão de boletos; o sacado (cliente) deve solicitar o pagamento com boleto bancário como forma de pagamento de sua compra.

Para habilitar uma conta bancária para emissão de boletos é necessário entrar em contato com o banco responsável pela conta e contratar um serviço de carteira de cobrança bancária, o qual pode ser de dois tipos: cobrança sem registro ou cobrança registrada.

Em carteiras de cobrança bancária sem registro, o cedente é o responsável por enviar o boleto ao cliente, bem como controlar se o boleto é pago ou não.

O banco só toma conhecimento do boleto quanto o pagamento é realizado e o dinheiro é creditado na conta do cedente, se eximindo de qualquer responsabilidade caso o sacado não realize o pagamento.

Por eximir o banco de qualquer responsabilidade, este tipo de carteira possui um custo menor para a empresa e permite que alterações no boleto sejam realizadas sem grandes complicações.

carteiras de cobrança bancária registradas funcionam de modo diferente. Neste tipo de carteira o banco tem controle sobre cada boleto emitido, mantendo registros dos dados dos mesmos (como nome do cliente, cpf, endereço, valor da cobrança, multa, vencimento, entre outros) e  tomando as medidas jurídicas cabíveis nos casos de inadimplência (como envio do nome do cliente para órgãos de proteção de crédito como SPC ou SERASA).

De modo geral, cobranças registradas são mais comumente aplicadas como um recurso para proteger a empresa da inadimplência, mas, pelo maior envolvimento do banco na operação, possui um custo maior e procedimentos mais burocráticos para, por exemplo, realizar alterações de vencimento ou prorrogar boletos.

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