Categorias: GestãoTecnologia

Como gerar boletos registrados

Oferecer comodidades de pagamento para seus clientes é uma forma de melhorar a experiência de compra dos mesmos e aumentar a taxa de conversão de sua empresa.

Essas comodidades podem ser diversas, desde oferecer pagamento parcelado, desconto para pagamento à vista, pagamento com múltiplos cartões ou mesmo disponibilizar formas de pagamento variadas e deixar que o cliente escolha aquela que mais lhe agrada.

Uma destas possíveis formas de pagamento é o boleto bancário, o qual é empregado nos mais variados tipos de negócio por ser uma alternativa segura, barata e bem conhecida pelos consumidores, podendo ser pago em caixas de banco, casas lotéricas, pela internet ou mesmo através aplicativos bancários em dispositivos móveis.

De maneira sucinta, para emitir um boleto bancário é necessário que duas condições sejam satisfeitas: o cedente (empresa) deve possuir uma conta bancária habilitada para emissão de boletos; o sacado (cliente) deve solicitar o pagamento com boleto bancário como forma de pagamento de sua compra.

Para habilitar uma conta bancária para emissão de boletos é necessário entrar em contato com o banco responsável pela conta e contratar um serviço de carteira de cobrança bancária, o qual pode ser de dois tipos: cobrança sem registro ou cobrança registrada.

Em carteiras de cobrança bancária sem registro, o cedente é o responsável por enviar o boleto ao cliente, bem como controlar se o boleto é pago ou não.

O banco só toma conhecimento do boleto quanto o pagamento é realizado e o dinheiro é creditado na conta do cedente, se eximindo de qualquer responsabilidade caso o sacado não realize o pagamento.

Por eximir o banco de qualquer responsabilidade, este tipo de carteira possui um custo menor para a empresa e permite que alterações no boleto sejam realizadas sem grandes complicações.

carteiras de cobrança bancária registradas funcionam de modo diferente. Neste tipo de carteira o banco tem controle sobre cada boleto emitido, mantendo registros dos dados dos mesmos (como nome do cliente, cpf, endereço, valor da cobrança, multa, vencimento, entre outros) e  tomando as medidas jurídicas cabíveis nos casos de inadimplência (como envio do nome do cliente para órgãos de proteção de crédito como SPC ou SERASA).

De modo geral, cobranças registradas são mais comumente aplicadas como um recurso para proteger a empresa da inadimplência, mas, pelo maior envolvimento do banco na operação, possui um custo maior e procedimentos mais burocráticos para, por exemplo, realizar alterações de vencimento ou prorrogar boletos.

Posts Recentes

Um post não vende. Uma jornada bem estruturada, sim!

Se você acredita que publicar conteúdo sozinho é suficiente para vender, é hora de repensar…

2 semanas atrás

Clube do Smi: como unir fé, diversão e aprendizado todos os meses

Educar os filhos com valores cristãos é um desejo presente em muitas famílias, mas nem…

4 semanas atrás

Calcule o potencial da venda por assinaturas no seu negócio

No mundo empresarial de hoje, a inovação não está apenas nos produtos ou serviços que…

1 mês atrás

Por que clubes de assinatura acessíveis estão sendo a saída para pequenos negócios

De acordo com uma reportagem publicada pelo Diário do Comércio, o mercado de clubes de…

2 meses atrás

Como montar um clube do livro (passo a passo completo)

Como montar um clube do livro (passo a passo completo) Guia prático para lançar um…

2 meses atrás

Recorrencia.net: IA gratuita que já aumentou em 25% a receita de SaaS, segundo o Baguete

Empresas que trabalham com receita recorrente — SaaS, clubes de assinatura, academias, coworkings — sabem…

2 meses atrás