Como funciona o cálculo de frete no e-commerce?

Quando se pensa em compras em lojas virtuais uma das primeiras coisas a serem consideradas pelos consumidores é o Cálculo de Frete no Ecommerce!

Isto é, o preço acrescido à compra referente ao envio da mercadoria. Então, um dos mais importantes fatores que o empreendedor deve ter em mente é como fazer o calculo de frete no e-commerce!

Por sua importância, o frete é um recurso amplamente utilizado por lojas virtuais para atrair a atenção de possíveis compradores e melhorar assim suas chances de conversão.

Um dos mais comuns exemplos: oferecer frete gratuito para determinados produtos ou para compras acima de valores específicos. Mas como é realizado o cálculo de frete?

Existem formas diferentes de calculo de frete no e-commerce. Isso de acordo com a compra e variam de acordo com a loja virtual em questão.

Modelos de cálculo  de frete no Ecommerce

1- Cálculo de Frete fixo

Lojas que trabalham com o sistema de frete com valor fixo atribuem um mesmo preço de frete para todos seus produtos e multiplicam este valor pelo número de produtos no carrinho na hora de calcular o frete da compra.

Por exemplo em uma loja cujo frete fixo custa R$ 5,00, o custo de frete para uma compra de cinco produtos será de R$ 25,00.

2- Cálculo de Frete por Valor fixo adicional:

Neste sistema de cálculo de frete os produtos na loja possuem preços de frete diferentes e, quando comprados, é levado em consideração o maior valor de frete dentre os produtos do carrinho acrescido de taxas fixas para cada outro item.

Por exemplo: em uma compra de três produtos cujos valores de frete são R$ 5,00, R$ 7,00 e R$ 10,00, o valor de frete final será R$ 10,00 + 2x (valor adicional fixo atribuído pela loja).

3- Cálculo de Frete por Por peso

Mais comumente encontrado em lojas virtuais, este tipo de frete se baseia na integração com tabelas e módulos dos Correios.

Os quais se baseiam na relação entre peso x espaço ocupado pela mercadoria e na distância percorrida na hora de calcular o frete.

Segundo este sistema, as dimensões dos produtos (depois de embalados) são aplicadas na fórmula abaixo a fim de descobrir o peso cúbico da encomenda.

Para compras com peso cúbico inferior a 10kg, é considerado o peso físico da compra na hora do cálculo de frete e não o peso cúbico, enquanto que, para compras com peso cúbico superior a 10kg, o que prevalece na hora de calcular o frete é o maior resultado na comparação dos dois pesos (físico e cúbico).

Quanto à distância percorrida e seu custo, esta pode ser obtida a partir da importação de planilhas de CEP/Custos ou consulta remota online junto aos Correios ou ao operador logístico que compôs/compõem a loja.

Conheça a Plataforma E-commerce Betalabs

Para maiores informações sobre o sistema de cálculo dos correios, bem como informações a respeito de possíveis integrações com módulos dos mesmos,  acesse aqui.

Veja mais em: Plataformas ecommerce

Posts Recentes

Como Construir um Programa de Fidelidade Eficiente para Assinaturas

No universo dos negócios baseados em assinaturas, a fidelização de clientes é uma peça-chave para…

7 horas atrás

O Que é uma Plataforma de Vendas Online e Como Escolher a Melhor para Seu Negócio

Com a crescente demanda pelo mercado digital, é essencial que as empresas escolham a melhor…

3 dias atrás

Como os Modelos de Assinatura Estão Revolucionando os Negócios B2B

Os modelos de assinatura têm sido um grande sucesso no B2C, mas o que muitos…

1 semana atrás

Como Criar um Clube de Benefícios: Guia Completo para Estruturar, Gerir e Lucrar com Seu Clube

Os clubes de benefícios se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos, conquistando clientes por…

1 semana atrás

Iniciando sua Jornada na Venda Recorrente

Um Guia para Novos Empreendedores Começar a jornada na venda recorrente pode parecer desafiador, mas…

3 semanas atrás

IA pode impulsionar as vendas recorrentes?

A inteligência artificial (IA) está se tornando um aliado indispensável para empreendedores que buscam impulsionar…

1 mês atrás