Como funciona a cobrança recorrente para clubes de assinatura?

A cobrança recorrente para clubes de assinatura tem ganhado mais espaço no Brasil e já é uma modalidade de pagamento muito forte no exterior. O mercado global de assinaturas deve crescer de US$ 4.054 milhões em 2021 para US$ 7.813 milhões em 2025.

O mercado de assinaturas está em rápido crescimento, ainda mais com a transformação digital induzida pela pandemia.

À medida que o mundo está pegando o bonde da assinatura, você sabe o que é cobrança recorrente e como ela pode apoiar seus negócios?

Neste artigo, vamos falar exatamente sobre isso.

O que é cobrança recorrente?

A cobrança recorrente ocorre quando as empresas de assinatura cobram de seus clientes um produto ou serviço regularmente. A frequência da programação de cobrança pode ser mensal, trimestral ou anual.

É o processo de garantir que as assinaturas do seu produto ou serviço sejam faturadas com precisão e pontualidade para cada cliente, contabilizando impostos, rateio, falhas de pagamento, etc.

Aqui estão alguns dos negócios que alavancaram com o pagamento recorrente:

  • SaaS (System as a Servise): Slack, Dropbox, Super Lógica
  • eCommerce:, caixas de assinatura como Lumnitybox e Wine
  • Entretenimento: Netflix, Amazon Prime, Hulu
  • Saúde e fitness: SmartFit
  • Educação e e-learning: Udemy
  • Publicações: Folha de São Paulo, Época

Como funciona a cobrança recorrente?

Depois que o cliente assinou seu produto ou serviço, a cobrança recorrente permite que você processe pagamentos recorrentes dele. Para processar o pagamento com segurança, são utilizados gateways de pagamento

Depois que a transação é autorizada e processada, são contabilizados e gerados relatórios para que a contabilidade faça um reconhecimento preciso da receita.

  • Processo de cobrança⬇
  • Operação de cobrança ⬇
Coleta de pagamento ➡ Gateway de pagamento
Faturamento do pagamento para negócio ➡ Contabilização do pagamento
Registro de pagamento do cliente ➡ Envio de Nota Fiscal

Faturamento recorrente para seu negócio de assinatura

Se você tem um negócio de SaaS ou Assinatura, ou planeja iniciar um, uma das coisas mais críticas e frustrantes que você encontrará é a estratégia de preços. Mas se seus preços estiverem corretos e você fornecer valor aos assinantes, sua base de clientes crescerá.

Se, neste ponto, você não usar uma plataforma que ofereça a gestão de cobrança recorrente para dar suporte ao seu modelo de negócios, é como colocar combustível de aviação em um motor a vapor. 

Como Jason Fried diz: “A complexidade é como um vazamento no seu telhado. Começa pequeno. Mas com o tempo, isso causa danos reais. E uma vez que o dano começou, é difícil parar. Melhor não deixar isso acontecer em primeiro lugar.”

As necessidades de cobranças para clubes de assinatura em crescimento estão em constante evolução. Um sistema interno pode gerar faturas automaticamente, mas a bolha logo vai estourar. 

Os sistemas de faturamento locais não conseguem lidar com a complexidade do faturamento recorrente para empresas em rápido crescimento que vêm com expansão global, experimentos de preços, descontos e complementos.

Para atender a essas necessidades e evitar danos futuros, conte com a Betalabs: uma plataforma de venda recorrente completa. Controle sua recorrência, cobranças, estoques, emita NFs e tenha relatórios personalizados gerados em tempo real. 

Automatize processos do seu Clube de Assinatura de forma simples sem necessidade de integração com outros sistemas. Fale com um de nossos consultores e solicite um orçamento. 

Posts Recentes

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

1 mês atrás

Mercado de assinaturas cresce 74% no Brasil: como sua empresa pode se beneficiar

O modelo de negócios por assinatura deixou de ser tendência para se tornar uma realidade…

1 mês atrás

KPIs Essenciais para Medir o Sucesso do seu E-commerce

No ambiente digital altamente competitivo do e-commerce, monitorar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) é essencial…

1 mês atrás

Como Marcas Inovadoras Estão Utilizando Tecnologia para Escalar Suas Operações

Empresas inovadoras estão cada vez mais investindo em tecnologia para expandir suas operações e se…

2 meses atrás

Como Vender Mais na Páscoa: Estratégias para Alavancar o Faturamento no E-commerce

A Páscoa é uma das datas mais lucrativas para o comércio, e um planejamento estratégico…

2 meses atrás

Os Desafios e Soluções para a Expansão de um E-commerce B2B

O mercado de e-commerce B2B está em expansão, mas enfrenta desafios específicos que diferem do…

2 meses atrás