O varejo digital se tornou um grande celeiro de oportunidades para os empreendedores. Enquanto os consumidores buscam a praticidade das compras online, os lojistas preparam o negócio com investimentos em uma eficiente plataforma de e-commerce.
As plataformas de e-commerce mais robustas, por exemplo, a desenvolvida pela Betalabs, ainda permite a realização de venda recorrente. Ou seja, o lojista virtual pode aumentar o faturamento contando com pagamentos recorrentes no caixa.
Além disso, outra forma de aumentar a conversão de vendas é utilizar um plano de integração de novos clientes. Já ouviu falar nisso? Confira aqui no blog da Betalabs o que é o plano de integração e como criar um muito eficiente para a sua loja virtual!
A integração do cliente consiste no processo de apresentar seu produto a um novo usuário, demonstrando utilidades e benefícios. Ou seja, nesse processo deve-se apresentar as informações essenciais para que o consumidor possa avaliar o produto.
Certamente que o plano de integração de clientes, quando executado da forma correta, poderá elevar a taxa de conversão. Outra vantagem é a redução da rotatividade de clientes, tornando possível fidelizá-los.
Na elaboração de um plano de integração de clientes efetivo, a primeira etapa consiste em entender a jornada dos clientes no uso do produto.
Então, para facilitar essa compreensão, faça um fluxograma de usuário, sendo possível identificar quais etapas seus usuários tomarão. A partir disso, você pode elaborar um tutorial explicativo sobre cada recurso oferecido pelo produto.
Essa ação permite que o consumidor utilize o produto em todo o seu potencial, tirando o máximo proveito dele.
Depois de estruturar a jornada de seus clientes, o próximo passo é fazer uma apresentação simples, em PDF ou PowerPoint, formatos que facilitam o envio do material aos usuários.
Neste material, crie tópicos como: configurar sua conta, adicionar usuários adicionais, ajustar suas configurações.
Como estratégia fundamental na integração de novos clientes está a automação de envio de e-mails. A cadência de e-mails com envios diários, semanais ou quinzenais tem a intenção de passar dicas e informações de uso dos produtos.
Além disso, os conteúdos no e-mail podem explicar mais sobre os usos e funcionalidades do produto. Lembre-se de avaliar a taxa de abertura e de cliques dos e-mails para saber se essa ação apresenta efetividade.
Após instruir seus clientes/usuários, a próxima etapa é monitorar o uso do produto, garantindo que todos os passos serão cumpridos. Isso se reflete no uso mais eficiente, amplo e inteligente do produto. Ao passo em que seu cliente se torna mais satisfeito com os resultados.
Por último, informe aos seus usuários que o atendimento e a assistência ao cliente estão sempre disponíveis. Se precisar, crie um canal SAC no site, nas redes sociais e mantenha um contato estreito com seus clientes.
Com essas ações, você garante as vendas recorrentes em sua loja online ou clube de assinaturas, usando a plataforma de e-commerce da Betalabs!
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