Assinatura e Recorrência

Como criar um clube de assinatura? Conheça as vantagens desse modelo de negócio

A mudança dos hábitos de consumo e o surgimento de novas tecnologias possibilitaram a criação de novos modelos de negócios. A compra por recorrência se tornou cada vez mais presente na vida das pessoas e, hoje, possibilita a negociação de diferentes produtos e serviços. Então, como criar um clube de assinatura?

O que é um clube de assinatura?

O clube de assinatura representa um modelo de negócio que apresenta cada vez mais crescimento. Nele, os clientes pagam um valor recorrente para as empresas, e em troca, recebem produtos ou serviços com periodicidade semanal, quinzenal, mensal ou até trimestral.

Assim, o cliente realiza a compra de produtos no site apenas uma vez e adere à assinatura para continuar recebendo o pacote de produtos ou serviços. A magia do pagamento recorrente é vender o produto uma vez e continuar recebendo por ele durante o período desejado.

Empresas de todos os tamanhos e tipos têm se interessado por plataformas de pagamento recorrentes, pois elas são o caminho para construir um projeto sólido, previsível e rentável, de acordo com as expectativas do seu negócio.

Um exemplo de serviço por assinatura muito comum no cotidiano dos brasileiros são os streamings, como Netflix e Spotify, e os pacotes de dados das operadoras telefônicas. Atualmente, temos os mais variados tipos de serviços e produtos que podem ser vendidos por recorrência.

Como criar um clube de assinatura?

Quais são os primeiros passos para saber como criar um clube de assinatura? Como qualquer processo de empreendimento, criar um clube de assinaturas exige planejamento. Porém, existem algumas ações que podem facilitar o processo.

1. Defina seu produto ou serviço

O primeiro ponto a ser bem definido é qual produto ou serviço você venderá por assinatura. Você deve ter tudo isso listado para calcular o valor que você gastará em cada box.

2. Posicione sua marca no mercado

A comunicação da sua marca é uma das partes essenciais. Afinal, ao assinar um clube, uma pessoa compra não apenas o produto, mas também a experiência.

Investindo na sua construção de marca e em um bom planejamento com um profissional de branding, você terá as diretrizes norteadoras para definir sua identidade visual, seu posicionamento nos meios digitais, seus diferenciais perante os concorrentes, entre outros aspectos!

3. Crie embalagens para seu produto

Tendo os aspectos da sua marca bem definidos, está na hora de decidir como será sua embalagem, que deve ser bem coerente com o tom da sua marca e sua identidade visual.

A aposta da maioria dos clubes é utilizar caixas bem decoradas que conversam com o posicionamento da marca, para agregar na experiência de compra dos clientes e tornar o kit mais atrativo.

4. Estime o valor das assinaturas

O preço da assinatura é uma estratégia de venda, então deve ser pensado com cuidado na hora de criar um clube de assinaturas. Isso será decisivo para conquistar novos consumidores, fidelizar os clientes atuais e melhorar o relacionamento da sua marca com seu público.

Sabemos que o valor da sua assinatura dependerá dos produtos comercializados, mas, para chegar ao preço ideal, você pode se basear nas seguintes questões:

  • custo com os produtos;
  • custos com transporte;
  • custos com marketing e divulgação;
  • custos administrativos;
  • valor agregado à compra;
  • quantidade de vendas mensais.

Uma dica é criar planos de assinatura com diferentes valores para seu cliente final ter opções que caibam no orçamento dele. Você pode, por exemplo, oferecer um desconto para quem assinar um plano semestral ou trimestral e garantir a fidelização dos clientes.

5. Mantenha clientes e assinantes atualizados

Por fim, agora que seu clube já está completo e pronto para entrar no ar, é preciso que você invista nos canais de comunicação, para seu produto ser bem divulgado e conquistar cada vez mais clientes.

Além disso, é importante manter os assinantes informados a respeito das novidades sobre produtos e serviços para cada kit enviado. Estabeleça uma comunicação mais próxima com os clientes via e-mail e, sempre que for possível, atualize-os sobre as mudanças do clube.

Invista em uma plataforma de gestão de assinaturas

O clube de assinatura é caracterizado pela venda recorrente, que pode ser semanal, quinzenal, mensal, etc.. Então, nesse sistema, o cliente paga (dentro do período estabelecido) para receber produtos exclusivos em casa.

O envio do boleto ou a cobrança direta via cartão de crédito precisa ser automático para facilitar a gestão do negócio. Pensando nisso, a Betalabs tem toda a estrutura para você compreender como fazer um clube de assinatura de forma prática.

Além disso, é essencial  escolher uma solução que atenda suas necessidades de ponta a ponta, desde o início. Confira abaixo o que uma plataforma de clube de assinatura deve ter para facilitar sua gestão e alavancar suas vendas:

  • website de venda personalizado;
  • retentiva de recuperação de inadimplentes;
  • análises em tempo real;
  • sistema de gestão;
  • segurança nas transações;
  • diversos meios de pagamento;
  • nenhum percentual cobrado sobre as vendas;

Conte com a plataforma da Betalabs para criar um clube de assinaturas personalizado!

A Betalabs apresenta um serviço especializado para você saber como criar um clube de assinatura prático e completo. Converse com nossos especialistas e ofereça todos os benefícios que os assinantes precisam a partir de uma plataforma robusta e eficiente!

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