Assim como acontece no varejo físico, a disposição dos itens em uma loja virtual pode atrair clientes e transmitir credibilidade. Por isso, o cadastro de produtos no e-commerce é tão importante!
Se realizado da maneira correta, esse registro ajuda a aumentar a taxa de conversão, controlar o estoque e melhorar a experiência do usuário. No entanto, você sabe como cadastrar os produtos no sistema? Continue acompanhando e descubra!
Para quem ainda está se perguntando o que é o cadastro de produtos, a explicação é simples: é o registro dos itens vendidos, feito no sistema da empresa. Ele pode ser inserido tanto na plataforma de e-commerce quanto no ERP.
Geralmente, é possível integrar as duas ferramentas, para que você importe os dados do sistema de gestão para a loja virtual. Assim, é possível centralizar a administração das vendas e do estoque.
A solução para e-commerce da Betalabs oferece API aberta para facilitar o envio dos produtos para múltiplos canais. Isso significa que, com um único cadastro, você pode ter todos os itens à venda na loja on-line e nos principais marketplaces.
Após essa breve explicação, vale entender qual é a importância de cadastrar os produtos da forma correta. Imagine um comprador navegando em sua loja e se deparando com uma foto sem nitidez ou um item sem descrição. A chance de você perder a venda é grande, certo?
Um cadastro de produtos estrategicamente planejado evita esse cenário e ajuda a empresa a se destacar entre os concorrentes. Lembrando que, no ambiente digital, o consumidor não tem oportunidade de tocar e experimentar os itens. Por isso, fotos, textos e outras informações são muito importantes.
A descrição detalhada com texto e imagens substitui a experiência da loja física e deixa o usuário mais confiante sobre o produto. Além disso, um catálogo organizado ajuda a identificar os artigos mais vendidos e elaborar ações promocionais e de marketing. Com atitudes simples, você posiciona melhor sua marca nos mecanismos de busca e otimiza o controle do estoque.
Chegou a hora de fazer o cadastro de produtos no sistema! Uma boa dica para facilitar o registro é fazer um checklist com todas as informações que devem constar no catálogo.
Categorizar os itens é crucial para um cadastro de produtos eficiente. São elas que guiam o comprador pelas páginas do site e o auxiliam na seleção dos artigos desejados. Por isso, é recomendável que você crie categorias e subcategorias adequadas ao perfil do seu negócio e dos seus clientes.
As palavras-chave também são muito importantes para o reconhecimento da página pelos sites buscadores. Selecione termos relevantes e os inclua nos títulos e nas descrições. Atualmente, as plataformas de e-commerce têm campos específicos para a otimização do SEO, facilitando o cadastro.
O título é um dos primeiros elementos observados pelos visitantes do site. Além de conter a palavra-chave, ele deve ser interessante e fácil de ler. Formule títulos com informações relevantes e detalhadas sobre as caraterísticas dos produtos ou associe-os a URLs amigáveis.
Outro ponto importante é o código de produtos. Também conhecido como Global Trade Item Number (GTIN), ele é uma espécie de impressão digital do artigo vendido, que permite identificá-lo em qualquer país ou plataforma. Você pode atribuir um código universal a cada item, por meio de registros em plataformas autorizadas.
Imagens de qualidade ajudam a vender qualquer produto. Logo, elas devem ser de alta resolução e carregamento rápido, e é ideal que apresentem ângulos variados e zoom. Além disso, você pode incluir a palavra-chave no texto alternativo e a tag de texto ALT, tornando-as acessíveis para pessoas com deficiência visual.
A descrição é outro aspecto fundamental no cadastro de produtos e deve trazer informações completas e persuasivas. Nesse sentido, utilize palavras-chave relacionadas, além da principal, detalhes técnicos e chamadas para a ação. Lembre-se de criar um texto envolvente e de fácil compreensão.
Agora que você já aprendeu a fazer o checklist, é só escolher o sistema de cadastro de produtos ideal para a sua empresa. Ele pode ser feito de duas formas: manual ou massiva. No primeiro caso, é preciso preencher os campos em formulários contidos na plataforma ou ERP.
Já o sistema massivo utiliza a importação de dados contidos em uma planilha. A atualização é feita automaticamente, seguindo o passo a passo disponibilizado pelo fornecedor de tecnologia.
Com a plataforma de e-commerce da Betalabs, você pode escolher a forma de fazer o cadastro, integrar sistemas e ainda utilizar o ERP nativo. Tudo para melhorar a experiência de compra de seus clientes e aumentar o volume de vendas de sua empresa.
A Betalabs tem a melhor ferramenta para o seu e-commerce!
Com todas essas dicas, fazer o cadastro de produtos nunca mais será um problema! Além de oferecer a melhor ferramenta para e-commerce, a Betalabs disponibiliza um time de especialistas pronto para esclarecer quaisquer dúvidas. Fale com um dos consultores e solicite uma demonstração personalizada!
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