E-commerce

Você sabe qual é a melhor maneira de fazer o cadastro de produtos no e-commerce? A Betalabs explica!

Assim como acontece no varejo físico, a disposição dos itens em uma loja virtual pode atrair clientes e transmitir credibilidade. Por isso, o cadastro de produtos no e-commerce é tão importante!

Se realizado da maneira correta, esse registro ajuda a aumentar a taxa de conversão, controlar o estoque e melhorar a experiência do usuário. No entanto, você sabe como cadastrar os produtos no sistema? Continue acompanhando e descubra!

O que é o cadastro de produtos?

Para quem ainda está se perguntando o que é o cadastro de produtos, a explicação é simples: é o registro dos itens vendidos, feito no sistema da empresa. Ele pode ser inserido tanto na plataforma de e-commerce quanto no ERP.

Geralmente, é possível integrar as duas ferramentas, para que você importe os dados do sistema de gestão para a loja virtual. Assim, é possível centralizar a administração das vendas e do estoque.

A solução para e-commerce da Betalabs oferece API aberta para facilitar o envio dos produtos para múltiplos canais. Isso significa que, com um único cadastro, você pode ter todos os itens à venda na loja on-line e nos principais marketplaces.

Qual é a importância de cadastrar os produtos da forma correta?

Após essa breve explicação, vale entender qual é a importância de cadastrar os produtos da forma correta. Imagine um comprador navegando em sua loja e se deparando com uma foto sem nitidez ou um item sem descrição. A chance de você perder a venda é grande, certo?

Um cadastro de produtos estrategicamente planejado evita esse cenário e ajuda a empresa a se destacar entre os concorrentes. Lembrando que, no ambiente digital, o consumidor não tem oportunidade de tocar e experimentar os itens. Por isso, fotos, textos e outras informações são muito importantes.

A descrição detalhada com texto e imagens substitui a experiência da loja física e deixa o usuário mais confiante sobre o produto. Além disso, um catálogo organizado ajuda a identificar os artigos mais vendidos e elaborar ações promocionais e de marketing. Com atitudes simples, você posiciona melhor sua marca nos mecanismos de busca e otimiza o controle do estoque.

Como fazer o cadastro de produtos no e-commerce?

Chegou a hora de fazer o cadastro de produtos no sistema! Uma boa dica para facilitar o registro é fazer um checklist com todas as informações que devem constar no catálogo.

Categorias

Categorizar os itens é crucial para um cadastro de produtos eficiente. São elas que guiam o comprador pelas páginas do site e o auxiliam na seleção dos artigos desejados. Por isso, é recomendável que você crie categorias e subcategorias adequadas ao perfil do seu negócio e dos seus clientes.

Palavras-chave

As palavras-chave também são muito importantes para o reconhecimento da página pelos sites buscadores. Selecione termos relevantes e os inclua nos títulos e nas descrições. Atualmente, as plataformas de e-commerce têm campos específicos para a otimização do SEO, facilitando o cadastro.

Títulos atrativos

O título é um dos primeiros elementos observados pelos visitantes do site. Além de conter a palavra-chave, ele deve ser interessante e fácil de ler. Formule títulos com informações relevantes e detalhadas sobre as caraterísticas dos produtos ou associe-os a URLs amigáveis.

Códigos de produtos

Outro ponto importante é o código de produtos. Também conhecido como Global Trade Item Number (GTIN), ele é uma espécie de impressão digital do artigo vendido, que permite identificá-lo em qualquer país ou plataforma. Você pode atribuir um código universal a cada item, por meio de registros em plataformas autorizadas.

Imagens

Imagens de qualidade ajudam a vender qualquer produto. Logo, elas devem ser de alta resolução e carregamento rápido, e é ideal que apresentem ângulos variados e zoom. Além disso, você pode incluir a palavra-chave no texto alternativo e a tag de texto ALT, tornando-as acessíveis para pessoas com deficiência visual.

Descrições dos produtos

A descrição é outro aspecto fundamental no cadastro de produtos e deve trazer informações completas e persuasivas. Nesse sentido, utilize palavras-chave relacionadas, além da principal, detalhes técnicos e chamadas para a ação. Lembre-se de criar um texto envolvente e de fácil compreensão.

Conheça o melhor sistema de cadastro de produtos

Agora que você já aprendeu a fazer o checklist, é só escolher o sistema de cadastro de produtos ideal para a sua empresa. Ele pode ser feito de duas formas: manual ou massiva. No primeiro caso, é preciso preencher os campos em formulários contidos na plataforma ou ERP.

Já o sistema massivo utiliza a importação de dados contidos em uma planilha. A atualização é feita automaticamente, seguindo o passo a passo disponibilizado pelo fornecedor de tecnologia.

Com a plataforma de e-commerce da Betalabs, você pode escolher a forma de fazer o cadastro, integrar sistemas e ainda utilizar o ERP nativo. Tudo para melhorar a experiência de compra de seus clientes e aumentar o volume de vendas de sua empresa.

A Betalabs tem a melhor ferramenta para o seu e-commerce!

Com todas essas dicas, fazer o cadastro de produtos nunca mais será um problema! Além de oferecer a melhor ferramenta para e-commerce, a Betalabs disponibiliza um time de especialistas pronto para esclarecer quaisquer dúvidas. Fale com um dos consultores e solicite uma demonstração personalizada!

Posts Recentes

15 clubes de assinatura que você precisa conhecer em 2025

Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…

3 semanas atrás

Por que os clubes de benefícios são essenciais para o varejo moderno

No cenário atual, onde a concorrência é acirrada e os consumidores buscam mais do que…

3 semanas atrás

A Alta no Preço do Café: Uma Oportunidade para Investir em Clubes de Assinatura de Cafés Especiais

Nos últimos meses, o preço do café tem apresentado uma alta expressiva, impulsionada por fatores…

1 mês atrás

O futuro das marcas está nos clubes de assinatura – e a CBN confirma isso

Clubes de assinatura estão deixando de ser tendência para se tornarem parte da nova lógica…

1 mês atrás

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

2 meses atrás

Mercado de assinaturas cresce 74% no Brasil: como sua empresa pode se beneficiar

O modelo de negócios por assinatura deixou de ser tendência para se tornar uma realidade…

2 meses atrás