Começar um negócio virtual também é uma tarefa que requer planejamento tanto do empreendedor que já possui uma loja física quanto do empreendedor de primeira viagem, pois o universo digital costuma mudar de forma muito rápida, então é preciso escolher as melhores estratégias antes de criar o seu e-commerce para que ele tenha sucesso e te dê lucro.
Essa mudança pode ser percebida na forma como empresa e consumidor se relacionam atualmente. Alguns anos atrás, a única preocupação das empresas era ter um site institucional para mostrar a marca para os usuários, mas com o crescimento exponencial da importância das redes sociais na vida das pessoas, hoje em dia as empresas precisam estar não só estar nessas plataformas, como também interagir de maneira eficiente com os seus consumidores por meio delas.
Logo, as estratégias que serão usadas para a criação do seu e-commerce devem englobar esses canais de comunicação, além de outros pontos que veremos ao longo deste artigo.
Porém, antes de entrarmos nessa parte do texto, é válido ressaltar que para quem já possui uma loja física, criar um e-commerce acaba sendo uma maneira de aumentar o alcance da sua marca (o que não deixa de ser uma estratégia de crescimento para a sua empresa de maneira geral), uma vez que com a internet você vai conseguir interagir com um público muito maior porque as pessoas não precisam ir até à sua loja física para comprar o seu produto.
Com isso em mente, vejamos algumas estratégias que devem ser pensadas durante o planejamento e que fazem toda a diferença nos resultados que o e-commerce pode gerar para a sua empresa:
O objetivo de um e-commerce é vender. Portanto, é fundamental que o design do seu e-commerce busque mostrar os seus produtos de maneira fácil e objetiva para o consumidor. É importante que as fotos dos seus produtos tenham uma boa qualidade e contém com uma descrição completa, e que o layout do site seja atrativo para o consumidor.
Além disso, também é importante que as etapas do checkout sejam bem simples para facilitar a compra e diminuir as chances de o consumidor abandonar o carrinho, por exemplo. Aliás, simplificar o processo de compra como um todo e ter uma página de carregamento rápido, aliados a um layout responsivo e atrativo, são diferenciais que um e-commerce de sucesso deve ter, então não deixe esse ponto de fora do seu planejamento para que a sua loja virtual se destaque.
Um dos aspectos mais importantes para que um e-commerce consiga crescer na internet e alcançar mais pessoas dentro do seu público-alvo diz respeito às estratégias de marketing digital. Por isso, é essencial que o seu site esteja em uma plataforma de e-commerce totalmente otimizada para motores de busca para facilitar esse trabalho, que deve ser desempenhado por uma equipe ou agência de marketing digital especializada no assunto e competente para te entregar os resultados esperados a longo prazo.
Caso contrário, será recomendado que você troque de plataforma ou até mesmo mude toda a estrutura do seu e-commerce porque a plataforma escolhida não é otimizada para os motores de busca e isso vai atrapalhar completamente o seu planejamento de SEO. Portanto, não se esqueça de verificar se a plataforma escolhida para hospedar o seu e-commerce atende a esses requisitos para potencializar e otimizar as estratégias de SEO do seu negócio virtual.
O futuro é mobile! Atualmente, as pessoas utilizam muito mais os celulares ou dispositivos móveis como tablets para pesquisar produtos ou até mesmo para comprar, uma vez que nem sempre a gente tem acesso fácil e rápido a um computador.
Por essa razão, o seu e-commerce deve ter uma estrutura que seja compatível com os dispositivos móveis e continuem operando de maneira rápida, apresentando todas as informações do site de forma precisa e clara para que a experiência do usuário não seja comprometida.
Dependendo do seu orçamento e da sua área de atuação, vale a pena pensar no desenvolvimento de um aplicativo para facilitar ainda mais o acesso dos usuários de smartphones e tablets à sua loja e aos seus produtos, o que ajuda também a consolidar a sua marca devido a ótima experiência do usuário ao comprar com você.
Conforme falamos no início desse artigo, as redes sociais mudaram drasticamente as relações entre empresas e consumidores, então a sua marca precisa estar no mesmo lugar que o seu público-alvo está, seja no Facebook, no Instagram ou nos dois. É possível elaborar estratégias de marketing para mídias sociais e é fundamental que você trabalhe isso junto com o SEO para o seu site, pois a sinergia que essas duas frentes do marketing digital conseguem construir é extremamente interessante para o crescimento do se negócio.
Aproveite as redes sociais para produzir conteúdos relevantes para o seu avatar que tenha relação aos seus produtos ou a assuntos do interesse dessas pessoas. Para isso, conheça profundamente o seu mercado consumidor pois assim você vai conseguir produzir conteúdos interessantes para essas pessoas ficarem cada vez mais engajadas com a sua marca.
Antes de criar o seu e-commerce, pense nesses aspectos e avalie as suas estratégias para esses setores da sua empresa que impactam diretamente nos resultados que a sua loja virtual tem capacidade de gerar. Assim, você consegue direcionar melhor e de maneira mais eficiente todos os recursos disponíveis para a criação do seu e-commerce e consegue ter maior controle do que está indo bem ou não.
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