PMEs de varejo: a nova realidade durante o Coronavírus

Esse é o quarto texto da série que estou escrevendo para trazer ideias de superação para todos os negócios, mas principalmente PMEs de varejo,  que foram afetados pelos desdobramentos econômicos da pandemia do COVID-19.

Não importa qual a sua visão política nem seu posicionamento no debate sobre o distanciamento social. É inegável que o mundo não é mais o mesmo e nem voltará a ser ao final da pandemia. Nesse cenário é importante que você esteja atento e prepare seu negócio para navegar no novo mundo.

Separei 4 tópicos de grande disrupção que você precisa estar atento e que serão fatores básicos de operação para a maioria dos negócios.

O mundo foi forçado a completar o ciclo de digitalização

O trabalho e a comunicação remota sempre estiveram no radar de muitos empreendedores e executivos, mas a realidade é que muitas vezes os investimentos nesse sentido não eram considerados essenciais e tampouco urgentes.

O distanciamento social forçou as empresas a colocarem em prática esses projetos, buscando alternativas para manter as operações funcionando de modo a garantir o mais importante que é a saúde dos seus colaboradores. 

Essa nova dinâmica não será um hábito passageiro, muitas empresas passarão a adotar políticas de trabalho mais flexíveis e nesse sentido seu negócio precisa estar preparado também quanto a manutenção da produtividade e retenção de profissionais. 

Atualize suas políticas de trabalho, crie fluxogramas que permitam a colaboração remota e busque flexibilizar as escalas e os horários dos seus colaboradores. 

 

O offline será ainda mais integrado ao online (e-commerce urbano)

A venda online já era  muito mais do que um site de e-commerce. Aplicativos como Ifood e Rappi começaram nos alimentos, mas mudaram a forma como as pessoas consomem diversos tipos de produto.

Hoje com o deslocamento restrito e a impossibilidade de receber clientes em diversos tipos de estabelecimentos por força legal muitos negócios exclusivamente físicos passaram a adotar as ferramentas que tinham para iniciar uma operação digital.

Dou o exemplo do hortifruti do lado de casa, que passou a atender pelo whatsapp e efetuar entregas gratuitas para pedidos superiores a R$100. Esse varejista botou de pé uma operação online com as ferramentas que tinha e tem recebido – segundo ele – um volume mínimo de pedidos que ajuda a fechar as contas.

O que começou de forma emergencial irá se perpetuar e sofrer ciclos de profissionalização de modo que ao final da pandemia teremos um varejo muito mais digital e consumidores mais habituados a esse tipo de serviço, mesmo aqueles que quando podiam eram mais reticentes aos pedidos online e amantes de uma boa visita a uma lojinha.

 

A relação dos indivíduos e o tempo mudou

Dados da Inloco (empresa de tecnologia em geolocalização) divulgados no dia 31/03/2020 mostram que cerca de 60% da população do país tem respeitado as regras de distanciamento social. Em muitos casos o confinamento associado a outras medidas como a suspensão das aulas forçam o convívio entre famílias há muito tempo ‘distantes’ mesmo dentro da mesma casa.

Existem veículos de comunicação tratando o lado negativo dessa convivência como problemas psicológicos e violência doméstica. Infelizmente sabemos que isso será realidade em algumas situações, mas gostaria de convidar você a refletir sobre o lado positivo dessa aproximação que é uma oportunidade única de estreitar laços afetivos e também de aproveitar o tempo de deslocamento antes perdido (que é enorme nas grandes metrópoles)  para exercitar antigos gostos ou a criatividade para colocar em prática novos projetos.

Eu aposto que ao final desse período uma parcela considerável da população passará a apreciar mais o tempo livre e buscará otimizar as horas gastas nas atividades tradicionais, o que inclui passar a fazer compras de produtos e serviços de forma mais prática pela internet. 

Essa é uma oportunidade para ofertar seu produto ou serviço com maior conveniência de forma a se destacar no mercado diferenciando-se dos demais concorrentes. Se você está de quarentena nesse momento aproveite para exercitar a mente pensando sobre como seu negócio pode ser mais conveniente para os seus clientes através do uso da internet.

 

Nunca foi tão evidente a necessidade de um plano B

Minha avó dizia que “O SEGURO MORREU DE VELHO”. Eu sei que é difícil imaginar que o mundo passaria pelo que estamos vivendo: este momento no qual o filme Contágio (2011) passaria a parecer uma espécie de releitura da realidade.

O fato é que certos negócios desenvolvidos em plataformas mais flexíveis tem uma vantagem na hora de adequar a realidade e é essa a lição que a gente precisa tirar disso tudo: você precisa estar preparado para se adaptar a cenários adversos e muitas vezes inimagináveis.

Na prática isso significa que você precisa projetar suas finanças, escolher seus parceiros, contratar seus sistemas e de modo geral planejar seu negócio sempre levando em consideração como tudo se comportaria em cenários de turbulência. Mesmo que outra turbulência como essa nunca mais aconteça você terá a vantagem competitiva de ser mais flexível e inovará mais rápido superando sempre a concorrência.

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