Já faz parte do saber comum a importância do relacionamento com o cliente para o bom andamento das operações de uma empresa e no e-commerce isto não é diferente.
De fato, quando se trata de uma loja virtual, é necessário que o lojista tenha atenção redobrada com seus consumidores.
Por se tratar de um relacionamento desenvolvido através da interface da loja e com pouco ou nenhum contato direto entre as partes envolvidas, o estreitamento desta relação e o desenvolvimento de um vínculo mais significativo entre consumidor e empresa pode acabar ficando em segundo plano, algo que impactará diretamente no processo de fidelização de clientes e poderá resultar na migração deste para um concorrente com um relacionamento mais atencioso com seus consumidores.
Como recurso para contornar a situação, o empreendedor contemporâneo tem investido mais tempo e dinheiro em ferramentas para comunicação com seus clientes, como chats dentro da loja para esclarecimento de dúvidas, envio de e-mails para atualização de status do pedido e com promoções relevantes para o perfil de consumo de cada cliente, além de alguns “mimos”, como sistemas de pontos, cupons e descontos especiais para consumidores que efetuarem compras acima de determinado valor ou intermediarem novos clientes para o negócio.
A presença da loja em redes sociais através de perfis, canais ou páginas também favorece o relacionamento empresa/cliente, permitindo um contato mais informal com seu público e também contribuindo para a divulgação de sua marca e produtos.
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