A importância do controle financeiro para o seu e-commerce

Quando falamos de varejo, especialmente em lojas virtuais, é muito comum vermos os proprietários dos negócios deixando o controle financeiro da empresa um pouco de lado por considerarem que essa é uma tarefa complexa.

Entretanto, por mais que ter um bom controle financeiro do seu negócio seja um grande desafio, essa parte é essencial e necessária para o sucesso dele, uma vez que é possível analisar melhor os riscos que o empreendimento pode vir a enfrentar.

A grande questão nesse assunto é que são muitas variáveis e pontos que precisam ser levados em consideração e, normalmente, os empreendedores acham que o único ponto de preocupação é aumentar o número de vendas, mas essa lógica é um pouco mais completa do que isso.

Se pensarmos apenas por esse prisma, vamos acabar excluindo situações em que os gastos aumentam mais que o faturamento mesmo quando o faturamento cresce, e isso é extremamente prejudicial para a saúde financeira da sua loja virtual.

O que fazer para ter um controle financeiro eficiente?

É preciso traçar uma estratégia que pense nos detalhes do negócio, mas que não deixe de lado aspectos que são vitais para a existência dele. Por isso, separamos algumas ações que devem fazer parte do planejamento financeiro do seu e-commerce para que você tenha o controle sobre esses pontos e possa trabalha-los de maneira eficiente e eficaz.

Controle de custos

Ao controlar os custos do seu negócio, ou seja, os gastos que você tem com ele, você vai poder monitorar todo o dinheiro que precisa ser destinado a isso está sendo bem investido para as melhorias necessárias para o seu e-commerce continuar crescendo. Por meio desse controle, você conseguirá direcionar melhor os seus recursos para alcançar esse resultado.

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa acaba tento um pouco de relação com o controle de custos pois por meio dele o gestor vai conseguir ter uma noção de tudo o que a empresa recebe e gasta diariamente, incluindo custos variáveis e fixos, para saber como anda a saúde da loja virtual e se ela está dando lucro ou prejuízo.

Auditoria interna

Esse aspecto requer o serviço de um contador, que pode ser contratado de maneira terceirizada ou ser um funcionário da sua empresa, caso você tenha um setor destinado a isso. O contador terá o trabalho de analisar todos os dados contábeis da sua empresa para atestar se a gestão do negócio é adequada e eficaz ou não.

Caso o resultado dessa auditoria não seja positivo, será preciso repensar os aspectos que não estão dando os resultados esperados e você só vai conseguir identifica-los ao fazer uma auditoria interna da sua loja virtual.

Balanço patrimonial

Por fim, a realização de um balanço patrimonial é necessária para que você possa entender qual é o patrimônio líquido do seu negócio, o que significa dizer que esse documento te informa sobre a quantidade de ativos e passivos da empresa e o saldo resultante desse cálculo.

A intenção de uso dessas informações é que, com base nelas, o empreendedor ou o gestor de uma loja virtual possa tomar decisões melhores e mais eficazes para o sucesso e crescimento do negócio dentro do nicho de mercado no qual o e-commerce atua, destinando melhor seus recursos e avaliando se as suas estratégias e iniciativas de gestão estão dando certo ou não.

Sem isso, fica muito mais difícil de mensurar esses dados para decidir sobre o que precisa ser feito a respeito do futuro do seu negócio e a probabilidade de que ele comece a dar prejuízo sem que você se dê conta disso é muito alta.

Portanto, não deixe o controle financeiro de lado no seu e-commerce. Como você viu ao longo desse post, não é tão difícil assim tomar algumas medidas simples e básicas de gestão para administrar melhor a parte financeira da sua empresa e colher os frutos disso.

Além disso, fique tranquilo porque você pode utilizar ferramentas tecnológicas para te ajudar no controle financeiro da sua loja virtual. O sistema ERP Cloud da Betalabs, por exemplo, oferece recursos específicos que facilitam a gestão financeira e estratégica do seu negócio para que seja ainda mais simples implementar essas medidas.

Clique aqui para conhecer mais sobre essa funcionalidade da nossa plataforma de e-commerce e descobrir outros recursos que ela oferece para facilitar toda a administração e controle da sua empresa, desde a emissão de notas fiscais até o estoque.

Esse tipo de gestão faz toda a diferença para que você alcance resultados positivos, então se você ainda não olha dessa forma para o controle financeiro do seu negócio digital, repense a forma como você tem administrado essa questão e tome as medidas necessárias para ter um controle financeiro eficaz para o seu negócio crescer na internet e te dar o retorno esperado.

Posts Recentes

Como Construir um Programa de Fidelidade Eficiente para Assinaturas

No universo dos negócios baseados em assinaturas, a fidelização de clientes é uma peça-chave para…

17 horas atrás

O Que é uma Plataforma de Vendas Online e Como Escolher a Melhor para Seu Negócio

Com a crescente demanda pelo mercado digital, é essencial que as empresas escolham a melhor…

3 dias atrás

Como os Modelos de Assinatura Estão Revolucionando os Negócios B2B

Os modelos de assinatura têm sido um grande sucesso no B2C, mas o que muitos…

1 semana atrás

Como Criar um Clube de Benefícios: Guia Completo para Estruturar, Gerir e Lucrar com Seu Clube

Os clubes de benefícios se tornaram uma tendência crescente nos últimos anos, conquistando clientes por…

2 semanas atrás

Iniciando sua Jornada na Venda Recorrente

Um Guia para Novos Empreendedores Começar a jornada na venda recorrente pode parecer desafiador, mas…

3 semanas atrás

IA pode impulsionar as vendas recorrentes?

A inteligência artificial (IA) está se tornando um aliado indispensável para empreendedores que buscam impulsionar…

1 mês atrás