SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca, em português), e se trata de um conjunto de técnicas que otimizam as suas páginas da web, facilitando o rankeamento delas nos mecanismos de pesquisa, seja Google, Bing, Yahoo, etc.
Em um e-commerce, seja uma loja tradicional ou um clube de assinaturas, esse processo irá permitir que os mecanismos de busca mostrem o seu site como um resultado para os usuários quando eles pesquisarem termos relacionados à sua loja ou aos seus produtos.
As técnicas de SEO podem ser aplicadas em todas as páginas da sua Loja Online, desde uma landing page até um post de blog.
O mercado de clubes de assinaturas está em constante crescimento e expansão. De acordo com uma pesquisa feita pela Betalabs, apenas em 2021, cerca de 2.000 novos clubes de assinatura foram criados, totalizando mais de 6.000 clubes de assinaturas ativos no Brasil.
Isso indica um certo nível de competição no mercado, ou seja, você precisa lançar mão de certas estratégias de marketing para destacar a sua marca e os seus produtos.
Não seria incrível, se, sempre que alguém pesquisar palavras chaves relacionadas ao seu negócio, a pessoa se deparar com o seu site no topo das pesquisas, e acabar fechando negócio? Com boas práticas de SEO, isso é possível!
O fator mais importante da estratégia de SEO é a palavra-chave que será associada àquela página. Priorize as palavras-chave que mais se relacionam à sua marca e aos seus produtos, e utilize ferramentas para descobrir quais as palavras-chave são mais adequadas para a sua produção de conteúdo.
As URLs são de grande importância para o rankeamento da sua página. Use sempre URLs curtas e objetivas, com a palavra-chave da página.
Essa é, provavelmente, a parte mais difícil de uma estratégia de SEO. Todos os seus conteúdos devem ser relevantes e duradouros.
O Google possui muitos critérios para o rankeamento das páginas, e um deles é o quão útil o seu conteúdo é para os usuários. Por isso, você raramente vai ver conteúdos rasos e curtos no topo das páginas de pesquisa.
Invista em bons conteúdos que vão ajudar os seus públicos.
Assim como em qualquer planejamento estratégico que você for realizar, a análise dos concorrentes é indispensável.
Estude os conteúdos que eles estão publicando, as palavras-chave que eles utilizam, o posicionamento digital deles, o rankeamento deles no Google, e trace as suas estratégias a partir disso.
Outro fator importante que o Google leva em consideração na hora de rankear as páginas de um site ou uma plataforma de, é o quão original o conteúdo é. Se você plagiar textos de outras páginas, pode ter certeza que a sua página não será rankeada.
Invista em conteúdos originais e, se você utilizar informações e citações de outras páginas, referencie elas.
Um ponto importante a ser ressaltado é que o Google não considera autoplágio, ou seja, você pode copiar textos que foram publicados anteriormente pelo seu próprio domínio. No entanto existe uma preferência do buscador para evitar conteúdo duplicado dentro do próprio site.
Links internos, ou seja, links que levam para o seu próprio site, são uma boa estratégia para você direcionar os leitores para outro conteúdo que você publicou, mantendo-os na sua página.
Além disso, quando uma página é avaliada pelo Google, ele considera se aquela página foi mencionada em outra página, aumentando as chances do rankeamento, por isso, essa é uma excelente estratégia.
Como dito no tópico anterior, é importante que a sua página seja linkada em outros textos para ser rankeada no Google. Por isso, procure ter os seus textos mencionados em boas páginas externas (de outros sites).
Uma boa estratégia é tentar fechar parcerias com outros sites, ou seja, você linka a página deles no seu site, e eles linkam a sua, assim ambos são beneficiados.
Um dos fatores importantes para o rankeamento no Google é a velocidade de carregamento do seu site. Sempre confira o tempo de carregamento, e busque sempre otimizá-lo.
Existem algumas ferramentas – gratuitas ou pagas – disponíveis na internet que podem te ajudar a aplicar essas estratégias! Confira algumas:
Essa é uma das plataformas mais utilizadas pelos profissionais de marketing. Isso porque, além de ser gratuita, ela se conecta com o seu site ou e-commerce, e te dá acesso a diversos dados de tráfego e desempenho. Assim, você consegue mais informações sobre a sua audiência, os eus visitantes, e os seus compradores, além da performance da sua página.
O SEMRush é uma plataforma paga (com teste grátis), que te ajuda a alavancar a sua página através do SEO. Eles te dão milhões de palavras-chave nacionais e locais, analisam o perfil de backlinks de qualquer domínio, monitora suas posições na SERP diariamente, e faz auditorias de SEO técnico.
Essa é uma plataforma utilizada por milhares de empresas por todo o mundo, desde as pequenas até às grandes.
O Ubersuggest é uma ferramenta desenvolvida por Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing no mundo, e a sua função é sugerir palavras-chaves para você utilizar na sua estratégia de SEO.
Basta inserir uma palavra-chave que a plataforma lista outras palavras relacionadas que podem gerar resultado, além de mostrarem outras informações como o volume de buscas, nível de concorrência e custo por clique.
O Keyword Planner é uma ferramenta gratuita do próprio Google Ads. Ele é um planejador de palavras-chave focado nas mídias pagas, mas você também pode utilizar ele para a sua estratégia de produção de conteúdo orgânico.
O Keyword Planner busca as melhores palavras-chaves para ajudar a sua página a rankear no Google. Você consegue filtrar as palavras por idioma e localização, também.
Como dito anteriormente, a velocidade de carregamento do seu site é importante para ele ser rankeado. O Test My Site é uma ferramenta gratuita do Google, que avalia a velocidade da sua página, e te oferece orientações de como melhorar ela.
A Betalabs é a maior e mais completa plataforma para clubes de assinaturas do Brasil! Com mais de 10 anos no mercado, 600 cases de sucesso e 500.000 assinantes!
Entre as diversas vantagens do nosso sistema, estão as diversas integrações que oferecemos aos nossos clientes, que ajudam na gestão e na logística do clube de assinaturas.
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