5 tendências do e-commerce em 2017

O ano de 2017 já começou e, junto com ele, chegaram novas tendências no mercado online. Se você não acompanhou o que estará em alta este ano, não se desespere! Ainda dá tempo de se planejar e preparar sua loja para as novidades que lhe ajudarão a vender melhor.

Veja abaixo algumas das tendências que podem te oferecer maior relevância junto ao consumidor e te colocar frente à concorrência:
  

1. Cliente OmniChannel

Segundo pesquisas, grande parte dos consumidores iniciam a compra por um canal e a concluem por outro. O consumidor de hoje é mais experiente e multiplataforma, isto é, ele busca informações em diversos canais de comunicação, o que cria a necessidade de uma abordagem omnichannel, que visa acompanhar o cliente por todas as plataformas, de forma integrada, sejam elas digitais ou tradicionais.
  

2. Mobile first

No post da semana passada, abordamos a importância e a necessidade de ter uma loja virtual otimizada para mobile nos dias de hoje, uma vez que, no ano passado, 18,8% das transações de compra efetuadas foram feitas através de dispositivos mobile.

Esse ano, a previsão é que a interação via dispositivos móveis seja um dos maiores contribuintes para o tráfego de internet, tornando a comunicação entre e-commerce e cliente mais fácil e, consequentemente, fazendo com que o número de transações de compra via mobile aumente.
  

3. Foco no relacionamento e na experiência do consumidor

Com o crescimento do mercado online, cresceu também a concorrência e por conta dessa maior competitividade, as empresas devem focar no relacionamento com o consumidor e na experiência de compra – fatores determinantes para a fidelização de clientes.

Para que o cliente valorize sua marca, ele precisa se sentir valorizado. Para isso, é importante entender que não se trata apenas de vender um produto a uma pessoa, mas de dar valor à relação estabelecida com ela durante esse processo de venda.

Uma das estratégias de marketing que seguem como tendência para estreitar o relacionamento com o cliente é o marketing de conteúdo, utilizando o artifício do storytelling, por exemplo, para estabelecer laços emocionais com o consumidor.
  

4. Novas formas de pagamento

O avanço da tecnologia possibilitou o surgimento de novos meios de pagamento além dos já convencionais, agilizando o processo e colaborando com a experiência de compra que mencionamos acima.

Um exemplo dessas novidades são as carteiras virtuais, que desde o ano passado já vêm sendo utilizadas por grandes redes do varejo. A plataforma armazena informações de cartões de crédito ou débito e é ativada por meio do mecanismo Touch ID, de leitura biométrica, garantindo simplicidade e agilidade no checkout das transações online. Dois cases de sucesso no mercado hoje são o Apple Pay e o Samsung Pay.
  

5. Personalização

O conteúdo (imagens, vídeos, textos, anúncios, posts em redes sociais) e ofertas (recomendação de produtos e descontos) tendem a ser cada vez mais personalizados para diferentes grupos de consumidores.

Como é sabido, o consumidor online deixa rastros por onde navega. Existem ferramentas, como o DroidCommerce – de uma empresa parceira, que utilizam machine learning para captar esses dados dos usuários e criar recomendações e disparar conteúdo de acordo com a demanda e as preferências dos clientes.

Dessa forma, a divulgação de conteúdo e ofertas acabam sendo mais assertivas e as oportunidades de conversão, mais claras.

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