O Instagram é, hoje, um dos principais canais de comunicação, com mais de 500 milhões de contas ativas. Segundo pesquisas, a rede social gera 15 vezes mais engajamento que o Facebook.
Tamanha popularidade entre os usuários certamente atraiu o interesse comercial, principalmente no mercado online. Por esse e outros motivos, estar presente no Instagram é garantia de retorno para sua loja.
Abaixo, listamos algumas dicas para melhor aproveitar o aplicativo a fim de reforçar a proposta do seu negócio e trazer visibilidade à sua marca. Acompanhe!
Prezar pela qualidade das imagens que você posta não significa que você deva necessariamente contar com uma câmera profissional. É possível conseguir fotos incríveis usando apenas o seu celular! O segredo está no tratamento dessas imagens. Veja algumas dicas:
Criar uma conta no Instagram e deixá-la abandonada, além de não fazer sentido, afasta potenciais clientes que conhecerem sua loja através da rede. Tente sempre manter sua página atualizada. Para isso, você precisará ter um planejamento de mídias sociais e determinar os melhores horários e dias da semana para postar.
O foco do Instagram é, claro, a fotografia. Porém, as legendas são ótimas aliadas para conquistar mais curtidas. Além disso, também são úteis para gerar mais tráfego na sua página, uma vez que os mecanismos de busca também guardam as informações de texto e hashtag.
A linguagem e a abordagem que você utiliza em suas legendas deve estar de acordo com o posicionamento da sua marca e, principalmente, com seu público alvo. Saiba discernir se suas postagens pedem certa formalidade ou uma linguagem mais divertida e descontraída. Dependendo do contexto, você pode até utilizar emojis, gírias e memes! Se utilizados com sabedoria, eles são bons para estreitar a relação da marca com os consumidores e gerar mais engajamento.
Nem todo mundo sabe, mas a função das #hashtags vai além de adicionar informações à legenda da imagem. Elas servem para contextualizar sua publicação em um resultado de busca por determinado tópico, de modo semelhante a um SEO. Usar palavras-chave em alta (contanto que tenham a ver com a imagem) ajudam suas fotos a serem facilmente encontradas. Mas não exagere: o ideal recomendado é que se utilize até 5 hashtags, no máximo!
Uma das tendências do marketing nas mídias sociais é a utilização da geolocalização. Sabendo se posicionar no mapa, você aumenta as chances de atrair consumidores não apenas que frequentam suas proximidades, mas também que se identifiquem com a cultura do local onde está a sua empresa.
Utilize o recurso em momentos específicos e marcantes para sua marca, como por exemplo: uma etapa do processo de produção, datas comemorativas, confraternização com a equipe, local de trabalho, um evento do qual a empresa está participando, etc.
Quando um cliente seu posta uma foto usando seus produtos e marca a sua página, ele quer ser notado. Não deixe de interagir com esses consumidores! Fica a seu critério repostar a foto ou não, mas curtir e comentar é uma forma de fidelizar clientes.
Existem perfis de personalidades com milhares de seguidores. São os famosos influenciadores digitais. São celebridades, blogueiros ou referências em algum assunto de nicho, que recebem esse nome justamente pelo poder de influência que exercem nas redes sociais devido ao seu grande alcance. Fazer parceria com essas pessoas pode trazer mais visibilidade e popularidade para sua marca. Envie brindes e produtos para eles como presente, em troca de uma publicação divulgando sua loja. Acredite, não será dinheiro perdido; muito pelo contrário! ‘Publiposts‘ costumam atrair não só novos seguidores, mas novos clientes também.
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