Assinatura e Recorrência

5 dicas para precificar os planos do seu clube de assinaturas

A importância de precificar os planos do seu clube de maneira estratégica

Por um momento, pense não apenas como empreendedor, mas também como consumidor. Ao comprar um produto, você não leva em consideração apenas a qualidade, mas também o preço, certo?

O preço da assinatura é uma estratégia de venda, então ele deve ser pensado com cuidado, pois isso será decisivo para conquistas novos consumidores, fidelizar os clientes atuais e melhorar o relacionamento da sua marca com o seu público.

Quando o consumidor for procurar um clube de assinaturas, ele comc erteza irá avaliar qual oferece o melhor custo beneficío. Por isso, nesse artigo truxemos algumas dicas que irão te ajudar a precificar os planos do seu clube de assinaturas.

Aspectos para considerar na hora da precificação

Sabemos que o valor da sua assinatura dependerá dos produtos que estão sendo comercializados, mas para chegar ao preço ideal você pode se basear nas seguintes questões:

  • Custo com os produtos;
  • Custos com transporte;
  • Custos com marketing e divulgação;
  • Custos Administrativos;
  • Valor agregado à compra;
  • Quantidade de vendas mensais.

5 dicas para precificar os planos do seu clube de assinaturas

  1. Conheça o seu público

    Um dos aspectos mais relevantes que você deve levar em consideração na hora de precificar os seus produtos, é o perfil do seu público. Qual o poder aquisitivo deles? Quanto eles estão dispostos a pagar pelo seu produto? Quanto eles já pagam por produtos similares?

    Por isso, primeiro defina muito bem o seu público, para então começar a pensar nos preços.

    Uma ferramenta que irá te ajudar na hora de conhecer mais o seu público, é a criação de buyer personas. Quando você cria personas para o seu público, você passa a etender melhor o comportamento dos seus consumidores.

  2. Estude o mercado

    Além da pesquisa de públicos e consumidores, a pesquisa de mercado e concorrentes também é extremamente importante de ser feita, pois facilita muito a precificação dos seus produtos e dos seus planos.

    Estude os players presentes no mercado que a sua marca está inserida. O que eles vendem? Em qual quantidade? Por quanto? Qual a periodicidade dos planos que eles oferecem (semanal, quinzenal, mensal…)? Quais os diferenciais deles?

    Essa pesquisa deve ser um raio-x de todos os seus concorrentes. Ela não irá te ajudar apenas a conhecer melhor o mercado, mas também o seu próprio negócio.

    Ao estudar os planos dos outro clubes de assinaturas, você pode acabar descobrindo que o seu preço está muito acima da média, e então será necessário traçar estratégias para mudar isso. Ou então, você pode até acabar descobrindo que o seu preço está muito abaixo da média, e você possui uma margem para aumentar os preços do seu plano e aumentar o seu ticket médio. Se o preço dos seus planos estão de acordo com a média do mercado, então é interessante você pensar nos diferenciais dos seus produtos que farão os consumidores escolherem o seu clube.

  3. Calcule o custo dos produtos

    Tenha bem definido o quanto você gastou para produzir ou adquirir os produtos do seu clube de assinaturas. Qual o custo de todas as matérias-primas? Quanto tempo você gastou para fazer o produto? Qual o custo de distribuição? E da mão de obra?

    Nesse momento, desconsidere a sua margem de lucro, e considere apenas o valor real dos produtos que entrarão nos seus planos de assinaturas.

  4. Defina o Markup

    O Markup é uma estratégia de precificação muito utilizada na gestão de negócios.

    O primeiro passo é definir a margem sobre custo, ou seja, adicionar a margem de lucro que você planeja obter sobre o custo dos produtos já definidos. Então, você deve definir todos os custos fixos e variáveis.

    A fórmula do Markup é: 100 / [100 – (Despesas variáveis + Despesas fixas + Margem de lucro)]

    Essa equação irá resultar em uma porcentagem, que deve ser acrescentada no custo de produção.

    Ao definir o Markup, você irá ter uma visão mais clara da precificação ideal do seu produto. Porém, lembre-se sempre de também levar em consideração os estudos de público e mercado.

  5. Crie diferentes planos de assinaturas

    Quando falamos de clubes de assinaturas, estamos falando de facilitar a vida dos consumidores, que irão poder receber produtos com recorrência no conforto de casa, e até economizar na hora da compra.

    Crie diferentes planos de assinatura com diferentes valores para o seu cliente final ter opções que caibam dentro do orçamento. Assim, você não perde um cliente em potencial por causa do preço dos seus planos.

    Você pode oferecer um desconto caso o cliente assine o plano anual ao invés do mensal, por exemplo, assim você agrada o consumidor, além de garantir a fidelização dele.

Plataforma para clubes de assinaturas

Dica extra: busque uma plataforma de clubes de assinaturas que não cobre percentual sobre as vendas, dessa forma você conseguirá estruturar de forma certeira o avanço do seu negócio, além de conseguir precificar os seus produtos de maneira mais objetiva.

A Betalabs é uma plataforma para gestão de clubes de assinaturas e e-commerces que está a mais de 10 anos no mercado, e já conta com mais de 600 cases de sucesso e 500.000 assinantes! O nosso objetivo é oferecer a melhor experiência possível para os nossos clientes e para os clientes deles!

Entre em contato com um gerente comercial, e saiba como podemos ajudar o seu negócio a alavancar!

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