Um dos objetivos mais comuns de lojas virtuais é a ampliação de sua base de contatos, uma ótima maneira de conquistar potenciais clientes. Por esse motivo, os e-commerces têm investido cada vez mais na geração de leads.
Existem diversas práticas e estratégias para atrair essas oportunidades de negócios, que devem ser realizadas com sabedoria para que não acabem surtindo um efeito contrário ao desejado!
Separamos algumas dicas do que fazer e o que não fazer ao alimentar sua base de contatos, a fim de atrair leads qualificados e interessados nos seus produtos e serviços. Acompanhe:
A primeira dica e talvez a mais importante é: nunca, em hipótese alguma, compre listas de e-mails prontas. Essa prática, embora seja erroneamente utilizada por aí, pode ser bastante prejudicial para o seu e-commerce por uma série de motivos. Você não conhece as pessoas dessa lista e provavelmente elas também não te conhecem; chegar oferecendo produtos para alguém que nunca ouviu falar na sua marca irá causar uma péssima primeira impressão! Além disso, há chances de seus e-mails caírem direto na caixa de spam, ou seja, o resultado será zero e o seu trabalho foi perdido.
Ao oferecer algum tipo de benefício que seu público alvo considere vantajoso, é quase certo que você atrairá pessoas interessadas naquilo que você está oferecendo. Esse benefício pode ser um desconto, um conteúdo diferenciado, uma exclusividade ou qualquer outra coisa que instigue seu consumidor a se cadastrar na sua lista de e-mails.
Uma boa forma de atrair novos leads para sua base é trabalhar campanhas em que seus clientes indiquem amigos. Exemplo: indique 3 amigos e concorra a um prêmio. Também vale oferecer descontos ou benefícios a todos que se engajarem nesse processo.
Quando se trata de marketing, parcerias são sempre interessantes, tanto para as empresas envolvidas, quanto para o público consumidor. Procure realizar campanhas junto com alguma outra empresa que trabalhe com um público alvo que se aproxima do seu, ainda que não seja do mesmo segmento. Por exemplo, se seu negócio é vender bijuterias, realize uma campanha junto com uma loja de moda feminina. Dessa forma você captura mais leads e ambas as lojas ganham novos clientes potenciais.
As empresas que trabalham também com loja física podem capturar e-mails de clientes que adentram na loja, mesmo que não comprem algo. Um exemplo simples e muito utilizado é: “preencha o cupom e concorra a tal cesta ou produto”.
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