5 dicas para crescer e superar a concorrência no e-commerce

Os avanços tecnológicos promoveram diversas mudanças nas dinâmicas do mercado. Novos produtos e soluções, surgimento das lojas virtuais e consumidores mais informados compartilhando seus interesses e opiniões todos os dias na web. Confira nossas dicas e saiba mais

Essas são apenas algumas das novas variáveis que passaram a ser consideradas pelas empresas. Contudo, neste novo cenário repleto de oportunidades, a forma como as companhias atuam e, consequentemente, concorrem umas com as outras também mudou.

Empresas que não se adaptarem às novas regras do jogo estão fadadas ao declínio. Mesmo com a crescente redução da taxa de mortalidade empresarial no Brasil, é essencial entender as complexidades da atual conjuntura do mercado e, assim, superar a concorrência. 

Confira uma lista com dicas para aumentar a competitividade da empresa e mantê-la à frente dos concorrentes.

  • Estratégia clara e bem definida

Ter em mente qual a direção que a empresa seguirá durante o ano, ou até mesmo pelos próximos anos, é essencial para a sobrevivência do negócio.

Ao invés de gastar tempo e dinheiro com tarefas desnecessárias, a empresa concentrará suas ações para o que realmente é importante e gera resultados.

Entretanto, definir a estratégia e implementá-la de forma errada é ineficiente e pode ser fatal. Nessa fase, a cultura organizacional e a liderança são essenciais para guiar a empresa para o sucesso.

  • Movimentos rápidos

Mudanças estão ocorrendo mais rápido do que nunca. Cenários econômicos adversos, novas ferramentas de comunicação, abertura de novos mercados, entre outras mudanças forçam as empresas a mudarem os planos rapidamente.

Ser o primeiro player – na maioria das situações – é vantajoso. Então, implementar uma cultura voltada para a inovação e rápida reposta às adversidades (oportunidades) pode ser a diferença entre a marca e a concorrência.

  • Contratando os melhores

De que adianta atender aos pontos mencionados anteriormente se sua equipe não é capaz de transformar isso em vantagem competitiva? Exatamente. Nada! Os (melhores) colaboradores são o grande ativo de qualquer empresa.

Então, invista em treinamento e disponha-se a contratar (sempre que possível) os melhores profissionais – antes que eles sejam contratados pelo seu concorrente.

  • Olho na concorrência

Toda empresa deveria saber exatamente quem são seus concorrentes, diretos e indiretos. O concorrente se diferencia pelo preço? O produto dele é diferente de alguma forma? Após uma campanha (comunicação ou desconto, por exemplo) de seu concorrente, você percebeu mudanças nas suas vendas? Respondendo às perguntas acima, é fácil perceber os motivos pelos quais os concorrentes devem ser identificados e monitorados.

Porém, é importante seguir as estratégias claramente definidas anteriormente e não apenas guiar-se pelo que a concorrência faz.

  • Seja diferente

Consumidores mais informados são consumidores mais exigentes. Seguindo esse preceito, oferecer mais do que apenas o produto ou serviço é um diferencial.

Tenha soluções para os clientes.  O que leva o consumidor a escolher uma loja específica e não a que oferece o menor preço?

Identificar os pontos fortes e como isso pode se transformar em algo que crie valor para o cliente evitará uma guerra de preços (prejudicial para todos os players) e, provavelmente, conseguirá melhorar o posicionamento (e talvez até a margem).

Existem diversos outros pontos que podem ser implementados para manter-se à frente da concorrência. Isso não é um guia definitivo e deve ser adaptado para o contexto de cada mercado/empresa.

Porém, os pontos mencionados acima já são um bom início para os que buscam impulsionar a empresa. Esperamos que nossas dicas consigam lhe auxiliar e ajudar no crescimento do seu negocio! 

Betalabs

photo credit: Éole via photopin cc

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