5 coisas que você não pode esquecer na hora de migrar de plataforma e-commerce

Nem sempre a plataforma de e-commerce desenvolvida ou escolhida inicialmente no projeto atendem aos requisitos que seu negócio pode precisar no futuro. Isso acontece, especialmente, quando há uma rápida expansão de vendas e ofertas de produtos. Nesse caso, fazer a migração de plataforma e-commerce para uma opção mais robusta é uma solução que deve ser pensada com critérios.

Afinal, contar com a plataforma de e-commerce ideal é importante para garantir que a manutenção do site não substitua o foco nas oportunidades reais de geração de receita e no crescimento de sua empresa.

Existem muitos detalhes incluídos no processo de migração. Desse modo, há etapas essenciais a serem cumpridas e que vamos mostrar neste artigo da Betalabs!

Definição do escopo do projeto de migração de plataforma de e-commerce

Saber o que você deseja da sua nova plataforma de e-commerce é crucial para o sucesso. E isso não apenas no curto prazo, mas também no longo prazo. Portanto, avalie se a nova plataforma oferece a flexibilidade, facilidade de personalização e integração com outros sites e aplicativos. 

Ou seja, analise toda a arquitetura da nova plataforma, seus recursos e funcionalidades para, depois, poder pensar na forma como vai migrar dados. 

Clientes e pedidos

A migração de clientes e pedidos, especialmente aqueles ainda não atendidos ou não processados, também é crucial para uma migração de plataforma de e-commerce tranquila. Neste ponto, é importante mencionar os requisitos de segurança. 

Certifique-se de que as credenciais de seus clientes após a migração sejam atualizadas, enviando a cada cliente um link de redefinição de senha ou um e-mail informando sobre a migração e a necessidade de alterar sua senha.

Atenção ao SEO do site é primordial na Migração de Plataforma de E-commerce

O planejamento e a aplicação das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) vão ajudar seu novo site e-commerce a ter um bom posicionamento nos buscadores. Mas, para isso, é essencial usar as palavras-chave do seu nicho, além de trabalhar imagens e descrições de textos. 

Do mesmo modo, não esqueça de verificar as URL’s do site, já que qualquer erro pode fazer com seu site perca relevância e visitas. Assim, o mais indicado é que os endereços das páginas não sofram mudanças por conta da migração de plataforma de e-commerce.

No entanto, se isso ocorrer, é possível criar direcionamentos automáticos para as URL’s corretas.

Catálogo de produtos

O catálogo de produtos de sua loja é sua fonte de renda. Por isso, esses são os dados mais importantes para a migração. Sendo assim, certifique-se de migrar para uma solução capaz de recriar sua estrutura de catálogo sem muito trabalho. 

Da mesma forma, verifique se o seu sistema de gerenciamento de inventário funciona bem com a nova solução.

Relatórios, remessas e impostos

Seja uma plataforma construída sob medida ou terceirizada, não se esqueça dos pilares que fazem sua loja funcionar. No mercado, já existem soluções tecnológicas dedicadas à criação e gestão de e-commerce com muitas funcionalidades.

Portanto, criar uma solução personalizada pode ser perda de tempo e de dinheiro. Assim, pesquise o que as melhores ferramentas têm a oferecer e considere contratar uma plataforma como a Betalabs, que tem diversas vantagens além de tudo o que você precisa para criar seu e-commerce e lucrar muito!

Acesse nosso site e conheça nossos recursos. Você vai se surpreender!

Posts Recentes

15 clubes de assinatura que você precisa conhecer em 2025

Clubes de assinatura no Brasil Os clubes de assinatura são uma modalidade antiga de vendas,…

3 semanas atrás

Por que os clubes de benefícios são essenciais para o varejo moderno

No cenário atual, onde a concorrência é acirrada e os consumidores buscam mais do que…

3 semanas atrás

A Alta no Preço do Café: Uma Oportunidade para Investir em Clubes de Assinatura de Cafés Especiais

Nos últimos meses, o preço do café tem apresentado uma alta expressiva, impulsionada por fatores…

1 mês atrás

O futuro das marcas está nos clubes de assinatura – e a CBN confirma isso

Clubes de assinatura estão deixando de ser tendência para se tornarem parte da nova lógica…

1 mês atrás

Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Gestão de E-commerce

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um elemento essencial para o crescimento e a…

2 meses atrás

Mercado de assinaturas cresce 74% no Brasil: como sua empresa pode se beneficiar

O modelo de negócios por assinatura deixou de ser tendência para se tornar uma realidade…

2 meses atrás