Quando estão com problemas financeiros, as empresas devem concentrar esforços para cortar gastos. Entretanto, algumas empresas, quando se encontram nessa situação, tomam medidas antiéticas, como deixar de pagar impostos e salários dos funcionários. Como não geram juros, o não pagamento dessas obrigações gera um “fôlego extra” para as empresas.
Medidas como essas devem ser abandonadas. Gastos com funcionários devem ser encarados como investimento. Ao deixar de pagar os salários em dia, bons profissionais podem abandonar a empresa e irem para a concorrência.
Para evitar isso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a gerenciar de forma mais eficiente sua folha de pagamentos.
É altamente recomendável que você mantenha uma conta para o pagamento das remunerações. Além de facilitar o registro de gastos, será mais fácil para separar os gastos com pessoal dos demais gastos da empresa.
Outro ponto é que alguns sindicatos exigem que o contracheque (holerite) do funcionário discrimine todos os valores recebidos e que compõe a remuneração. Com uma conta específica para isso, este tipo de controle será mais fácil.
Defina regras e normas internas que guiem o gerenciamento de talentos dentro da empresa. Nessas normas, defina salários por cargo, benefícios, entre outras variáveis que compõe a remuneração final. Este controle possibilitará que haja um controle de funcionários por cargo, por exemplo, e, assim, ficará mais fácil calcular as despesas com pessoal no final do mês.
Além disso, com essas definições, o sistema de avaliação de desempenho será mais objetivo (e mais justo), o que pode motivar seus funcionários.
A folha de pagamentos é documento de emissão obrigatória para fiscalização trabalhista e previdenciária. Assim, é importante que você mantenha backups das folhas de pagamento que emite. De preferência, mantenha backups impressos e organizados no caso de precisar prestar contas para a fiscalização.
Comece a utilizar estas dicas no próximo pagamento e compare os resultados.
Tem alguma dica de post? Mande nos comentários.
Betalabs 🙂
De acordo com uma reportagem publicada pelo Diário do Comércio, o mercado de clubes de…
Como montar um clube do livro (passo a passo completo) Guia prático para lançar um…
Empresas que trabalham com receita recorrente — SaaS, clubes de assinatura, academias, coworkings — sabem…
No mercado atual, conquistar clientes é importante, mas mantê-los por mais tempo é o verdadeiro…
Como vender de forma recorrente: guia completo (passo a passo + ferramentas) Construa receita previsível,…
Enquanto boa parte do varejo luta por conversões únicas, empresas com modelos de venda recorrente…