Categorias: Gestão

3 dicas para aumentar sua produtividade

Ao longo dos últimos anos, especialmente após o surgimento da internet, diversas ferramentas que ajudam empresas e colaboradores a aumentar sua produtividade surgiram. Entretanto, tais ferramentas não surtem efeito caso não haja disciplina e algumas práticas essenciais para que suas horas de trabalho sejam muito mais produtivas.

Para ajudá-lo nesse gap enfrentado por muitos gestores, listamos três dicas que ajudarão sua empresa a otimizar o tempo disponível do dia-a-dia e, assim, não sofrer com um ponto que afeta muitos gestores e empresas: a falta de tempo.

  • Cuidado com reuniões

Quanto maior a empresa, mais alinhamentos são necessários para aprovação de projetos. Assim, inevitavelmente, diversas reuniões surgirão. Neste caso, a dica é manter o foco. Concentre-se em manter a reunião apenas durante o tempo previsto e escreva uma lista dos pontos que devem ser abordados. Isso evitará que o foco da reunião mude e, com isso, a duração aumente.

Se possível, envie para todos os participantes uma lista de regras que deverão ser seguidas, como ordem de tópicos abordados, horário de início e término.

Quanto maior o alinhamento dos envolvidos sobre a execução da reunião, mais rápida (e eficiente) ela será!

  • Planejamento

Antes de iniciar qualquer projeto, é essencial haver planejamento. Neste plano, antecipe possíveis contratempos que sua equipe enfrentará, qual o tempo de execução do projeto (por etapas) e, mais importante, qual será o custo final.

Já mencionamos em outros posts que o planejamento não deve, necessariamente, ser seguido à risca. O mais importante é prever possíveis adversidades e, com o planejamento feito, saber enfrentá-las da melhor maneira possível. Isso fará com que sua equipe saiba em quais pontos se concentrar na execução do projeto, avaliar se o projeto será entregue a tempo (ou nao) e, consequentemente, aumentar a produtividade.

  • Estabeleça métricas

Tão importante quanto atitudes que aumentem sua produtividade e planejamento é estabelecer como a produtividade será medida. Antes de iniciar qualquer projeto, defina quais as métricas pelas quais sua produtividade ou a dos colaboradores será medida. Com isso, a avaliação poderá ser feita de forma objetiva, retirando qualquer subjetividade (e injustiça) da discussão. Além disso, se souberem como os projetos serão avaliados, os colaboradores poderão se concentrar em etapas mais importantes e, consequentemente, aumentarem sua produtividade.

Como mencionamos no início do post, estas dicas serão úteis se houver disciplina para implementá-las. De nada adiantarão se não houver comprometimento de todos os colaboradores. Afinal, os resultados da empresa são a somatória dos resultados de todos os colaboradores.

Boa sorte!

Betalabs 🙂

photo credit: Kalexanderson via photopin cc

Posts Recentes

Um post não vende. Uma jornada bem estruturada, sim!

Se você acredita que publicar conteúdo sozinho é suficiente para vender, é hora de repensar…

2 semanas atrás

Clube do Smi: como unir fé, diversão e aprendizado todos os meses

Educar os filhos com valores cristãos é um desejo presente em muitas famílias, mas nem…

4 semanas atrás

Calcule o potencial da venda por assinaturas no seu negócio

No mundo empresarial de hoje, a inovação não está apenas nos produtos ou serviços que…

1 mês atrás

Por que clubes de assinatura acessíveis estão sendo a saída para pequenos negócios

De acordo com uma reportagem publicada pelo Diário do Comércio, o mercado de clubes de…

2 meses atrás

Como montar um clube do livro (passo a passo completo)

Como montar um clube do livro (passo a passo completo) Guia prático para lançar um…

2 meses atrás

Recorrencia.net: IA gratuita que já aumentou em 25% a receita de SaaS, segundo o Baguete

Empresas que trabalham com receita recorrente — SaaS, clubes de assinatura, academias, coworkings — sabem…

2 meses atrás