3 anos de Betalabs

Hoje a Betalabs comemora oficialmente 3 anos de existência. Decidimos escrever um pouco sobre como foi a nossa curta trajetória e compartilhar algumas lições que aprendemos nessa jornada (que está apenas começando).

A idéia da Betalabs surgiu dentro das salas de aula da FGV em São Paulo. Foi durante conversas (confessamos que muitas vezes durante as aulas e nossas tardes e noites no DAGV) que identificamos a oportunidade do então incipiente mercado de computação em nuvem. Com essa ideia na cabeça e muita vontade de fazer acontecer, fizemos um belíssimo powerpoint e iníciamos uma busca por clientes interessados em nossos serviços.

Encontramos então a B2 Formaturas, nosso primeiro grande cliente e grande parceiro que nos deu a oportunidade de iniciar a operação, além de nos ajudar com muitos conselhos sobre negócio e gestão. Agradecimento especial aos sócios Balma, Carioca, Buckup e Tiago Tadeu. Foram eles que nos ensinaram o valor da (1) manutenção do foco e por causa disso decidimos pular de cabeça nesse negócio e deixar de lado as carreiras que tínhamos então no mercado financeiro.

O sucesso desse primeiro projeto acabou trazendo uma série de novos clientes pro negócio e foi então que montamos o nosso primeiro escritório de um pouco mais de 40m2 na Rua Tabapuã (chegamos a colocar 14 pessoas nesse espaço). Para manter uma operação saudável e lucrativa admitimos que (2) custo é igual unha e precisamos cortar sempre. Com a crescente demanda de projetos nossa equipe não parava de aumentar, nesse momento surgiram os primeiros desafios de gestão e foi então que implementamos o programa de meritocracia pois aprendemos que (3) precisamos de gente boa e motivada.

Nesse escritório enfrentamos vários problemas inusitados como constantes falta de luz, privadas entupidas, portas emperradas, roteadores e réguas de energia frequentemente chutadas! Ficamos craques na solução desses problemas! Vibramos com a compra de uma poderosa máquina de café depois de mais de 6 meses fazendo o café no coador, claro, novamente pela economia de custo.

Com todo o aprendizado de sistema decidimos que era hora de criarmos produtos para atender a demanda de ERPs e E-commerces do mercado e também, é claro, para criar um negócio escalável e mais rentável no longo prazo. Primeiro lançamos o ERP Cloud, depois o Gestão Já e por último a Plataforma E-commerce, essa última que hoje representa boa parte do nosso faturamento, devemos um agradecimento muito especial pro Lucas e o Pedro, colegas de GV e sócios da Mens Market, que acreditaram e apostaram na gente. Isso só foi possível com (4) muita persistência e (5) trabalho duro.

Investimos em estrutura, montamos um novo escritório (sem luxo, que também colocamos a mão na massa) e hoje temos cerca de 30 pessoas na nossa equipe e quase 150 clientes em nossa carteira. (6) Valorizamos nossos clientes acima de tudo pois (7) acreditamos que seja sempre melhor colaboração do que contrato debaixo do braço. Temos 3 novos sócios no negócio que embarcaram conosco como heads (responsáveis operacionais) por 3 áreas distintas, um especial agradecimento a eles, Marcelo, Diego e Bruno. Sem o esforço e as noites em claro que cada um deles varou, não estaríamos aqui.

Agradecemos a todos os demais colaboradores (inclusive os que não estão mais com a gente), clientes, sócios e parceiros que nos acompanharam nessa curta jornada. Esperamos gerar cada vez mais valor para todos os envolvidos com a nossa operação. Temos a certeza que esse é só o começo de um sonho e como também aprendemos ao longo da jornada, sonhar pequeno e sonhar grande da o mesmo trabalho. Fica aqui o último aprendizado (8) vale a pena compartilhar um sonho!

Grande abraço,

Luan Gabellini e Felipe Cataldi

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