Inspirado no Free Shipping Day, ação tradicional nos Estados Unidos que acontece desde 2008, o Dia do Frete Grátis é um evento idealizado pelo Busca Descontos, pioneiro da Black Friday no Brasil. Em 2017, a data acontecerá no dia 28 de abril, última sexta-feira do mês.
Como em todas as outras ações de marketing, a ausência de planejamento pode acabar trazendo prejuízos e resultados contrários ao esperado.
O primeiro passo para que isso não aconteça é entender que o frete grátis nunca será realmente gratuito. Esse custo precisa sair do bolso de alguém, e isso muitas vezes implica em abrir mão de uma parte da margem de lucro sobre os produtos. No entanto, se a ação for bem planejada, o retorno pode ser muito mais vantajoso.
Para avaliar se ao oferecer frete grátis em sua loja virtual você estará fazendo um bom negócio ou dando um tiro no próprio pé, a primeira dica é analisar se as margens de lucro da sua loja são suficientes para cobrir a gratuidade do frete dos produtos que serão vendidos.
Faça uma análise minuciosa do volume de vendas, do ticket médio, dos juros negociados e valores acordados com as soluções de logística. É essencial fazer uma correta determinação de custo e cálculo de frete para os itens vendidos.
Seja pontual em relação à informação de prazos e políticas de entrega e procure fazer um monitoramento permanente dos indicadores relacionados.
Segundo pesquisas da e-bit, sete em cada dez consumidores evitam pagar frete nas compras em lojas virtuais. Conforme citado, mais da metade da taxa de abandono de carrinhos em lojas virtuais está relacionada ao valor cobrado pelo frete.
Diante desses dados gerais, é válido verificar o quão determinante o preço do frete é para a finalização de uma compra em sua loja.
Outro ponto importante a ser considerado é em relação à logística reversa, para casos de devoluções e trocas.
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