A Black Friday é um evento mundialmente conhecido, e nos últimos anos teve um crescimento significativo para o mercado do varejo, uma vez que tem atingido um faturamento maior que algumas datas mais tradicionais como o dia das mães, por exemplo.
Ela surgiu nos Estado Unidos, ocorrendo na última sexta feira de novembro todos os anos, logo após o dia de ação de graças. Ela é considerada uma das principais datas que mais vendem no país (é quase um Natal!). Este ano a Black Friday ocorre no dia 24 de novembro, e muita gente não tem ideia da dimensão e do poder que o dia global de descontos tem. Aqui no Brasil, em apenas seis anos, já se tornou a segunda data de maior faturamento nas vendas online, ficando apenas atrás do Natal. Cresceu 17% só no último ano (UAU!).
Para que sua loja não fique de fora, listamos alguns pontos importantes para se atentar, pois já estamos no final do segundo tempo e não dá para perder esta oportunidade. Segue:
Muita gente passa o ano guardando o dinheiro para poder comprar o tão sonhado smartphone, televisão, etc., e por isso passam o ano observando os preços dos produtos, acompanhando os sites que vendem o mesmo, na busca de maior economia. Então nesta data eles irão procurar os melhores descontos para fazer suas compras.
Aqui no Brasil, um dos maiores fatores que atrapalham a Black Friday é a desonestidade com o consumidor. Sabe aquela bolsa que sempre custou R$ 200 reais? Magicamente aparece na etiqueta da promoção da Black Friday que de R$ 500 reais o preço caiu para R$ 250, e isso é um erro comum infelizmente. Então fica aí uma dica importante: Os consumidores estão de olho nos produtos e caso sua loja tenha esta prática, vai fazer com que você perca clientes!
Convenhamos que, para vender mais, o lojista tem que ser esperto. Então nada melhor que aproveitar o gancho da Black Friday e apostar nos mais vendidos, pois é garantido que terá um bom volume de vendas. É claro os produtos que estão há um tempinho no estoque não podem ficar fora dessa também!
É necessário analisar bem os percentuais de desconto a serem dados, para que você não saia no prejuízo. É comum olhar as placas de descontos na Black Friday, com anúncios de até 75% de desconto nos produtos, o que atrai muitos olhares curiosos e sedentos de preços mais baixos, mas, para o lojista, é muito importante prever estes preços em uma projeção para ter um bom faturamento!
Seja ela física ou virtual, aposte em banners temáticos, dê destaque aos produtos mais vendidos e aos preços, coloque números, percentuais de desconto, pois para a sexta mais lucrativa do ano, um desconto de 5% não vai ter tanta atratividade quanto um de 20%. Jogue com estas informações para prender o cliente na sua loja e incentivar que a venda seja concluída, mas se atente para não exagerar.
Antes mesmo desta data, dispare e-mails para sua base de clientes e newsletter. A curiosidade é uma carta na manga importante para fazer o cliente ir até você! Trabalhe no visual e capriche neste e-mail, para garantir as visitas à sua página.
Além de caprichar na loja e nos e-mails, se você tem páginas no Facebook, Instagram, Pinterest, entre outros, publique sobre a Black Friday para atrair clientes por elas também! Muitas vezes o seu cliente pode estar esperando essa novidade no feed dele para clicar na sua loja.
E que tal contar com a ajuda dos poderosos do mercado? Para lojas que vendem em marketplaces, tais como Americanas, Walmart, Mercado Livre, etc., tem uma arma poderosa para vender mais, pois estes sites já tem um grande número de acessos e visibilidade online. Então caso estes sejam um dos seus canais de venda, pode usar sem medo!
É sempre bom, antes de datas comemorativas fazer a atualização do estoque, falar com os fornecedores, fazer as compras que julgar necessário, e com a Black Friday não é diferente. Faça um inventário e atualize as quantidades na sua plataforma, principalmente para aqueles que estarão em promoção. Assim evita possíveis problemas de venda sem produto em estoque e faz com que o cliente confie mais na sua loja voltando para comprar mais!
Em datas comemorativas é comum os pedidos de atendimento aumentarem, afinal o fluxo de pessoas que passam pelo site aumenta. Para isso é bom ter uma equipe preparada para responder às mais diversas dúvidas dos seus clientes. Dica importante: se utilizar chat na sua loja, procure manter algum atendente online, para agilizar mais ainda as solicitações e reduzir o número de e-mails a serem respondidos depois!
É bom se certificar que seu domínio esteja dentro da validade, é comum acontecer de se preocupar demais com a venda em si e esquecer dessa parte mais técnica. E sem domínio, não tem loja, não é mesmo?
E por último, mas não menos importante, bata um papo com seu fornecedor da sua plataforma. O número de acessos simultâneos cresce consideravelmente de uma hora para a outra na Black Friday, o que pode acarretar problemas técnicos. Por isso, certifique-se que sua plataforma está preparada, garantindo assim que não haja problemas com o servidor, com as vendas, lentidão no site, para que o cliente não desista de comprar na sua loja.
Concluindo, não perca esta oportunidade para alavancar sua loja, prepare-se enquanto é tempo e aproveite as dicas para vender muito!
Escrito por Eduarda R. Souza
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